Santa Luzia – Viana do Castelo

No alto do Monte de Santa Luzia, ergue-se o Templo-Monumento de Santa Luzia. Visível a quilómetros de distância, o Templo-Monumento coroa a cidade de Viana do Castelo ou como os vianenses carinhosamente o apelidam, a Princesa do Lima.

IMG_20171210_111556.jpg

O Templo-Monumento evoca o nome de Santa Luzia, advogada da vista a quem em 1882 o Capitão de Cavalaria Luís de Andrade e Sousa recorre numa capela que aqui existiu acometido de uma oftalmia. Já convalescido, institui a Confraria de Santa Luzia como forma de gratificar a graça recebida jurando tornar o local numa estância turístico-religiosa que se assumisse como um marco na região, aliando a natureza, a fé e a arte da qual resulta o ex-líbris de Viana do Castelo.

 

Contudo é no Sagrado Coração de Jesus que o Templo-Monumento é dedicado. A sua devoção é posterior à de Santa Luzia, mas é ele que hoje guarda a entrada do Templo, abençoando a cidade, o Minho e a Nação.
Ventura Terra concebeu um santuário romântico-bizantino adornado pelas três maiores rosáceas da Península Ibérica.
Uma obra de arquitectura verdadeiramente deslumbrante. Desde a obra, proporções, beleza, harmonia, integração na envolvente…verdadeiramente fantástica!

 

As obras de construção desenvolveram-se ao longo de meio século (1904-1959), contando também com a direção dos arquitectos Magalhães Moutinho e Miguel Nogueira e do Mestre Emídio Pereira Lima.

IMG_20171209_103906

A vista do alto da torre podemos avistar desde o rio Lima, mar, o vale, até as montanhas ao redor. Tem uma visão panorâmica espetacular de todo o entorno, é imperdível!
A vista do topo é fabulosa, considerada uma das melhores do mundo pela revista National Geographic.

Filipe Miguel

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s