Tradições da passagem de ano

A noite da passagem de ano começa por norma com um jantar entre amigos e familiares, com comidas típicas e doces da época, celebrando em grande animação até à chegada da meia noite.

 Em Portugal a tradição mais comum é celebrar as 12 badaladas, comendo 12 passas ao mesmo tempo que se pedem 12 desejos para os próximos 12 meses.

Colocar uma nota no sapato com o valor mais elevado que tiver e depois subir a uma cadeira com o pé direito e brindar com champanhe! – para atrair a prosperidade e a riqueza.

Bater com as tampas das panelas à janela! Esta tradição é mais comum no sul do país, consiste em fazer muito  barulho para afugentar tudo o que de mau houve no ano anterior e não deixar os maus espíritos entrarem nas nossas casas.


Usar roupa interior nova e de cor azul-clara! – para ter  harmonia e saúde no novo ano.

Antes da celebração deve deitar-se fora as coisas velhas e partidas e fazer-se a cama com lençóis lavados – para ter boa sorte no amor no ano que se aproxima.

E claro, apreciar o fogo de artifício! O fogo de artifício junta os elementos do fogo e da luz dos antigos rituais pagãos de passagem, símbolos de purificação e de afastamento do mal.

A todos, um FELIZ ANO NOVO! 🙂

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s