10 coisas para fazer na Ilha do Faial, nos Açores

Ilha do Faial pertence ao Grupo Central do Arquipélago dos Açores, sendo a sua única cidade a Horta. É conhecida como a Ilha Azul e é onde está localizado o Parlamento Açoriano.

O Porto da Horta é também conhecido pelo seu marco importante na ligação de entreposto nas ligações marítimas e aéreas (hidroaviões) e também por cabo submarino no Atlântico Norte. Um local de escala de vários iates nas suas travessias entre o continente americano e a Europa.

Quando escolhemos um destino de férias, como a Ilha do Faial, existem algumas sugestões de locais a visitar, pontos de interesse e actividades que poderá fazer durante a sua estadia e que podem marcar a diferença das suas férias na Ilha Azul.

#1 Observar o fundo do mar através de um barco com fundo de vidro

Ocean Eye - Azores

Certamente esta é uma maneira diferente de ficar a conhecer os fundos marinhos do Faial. Será possível, através de um barco com fundo de vidro observar aquilo que nos rodeia no fundo do mar, no conforto de um barco. Esta oferta está disponível através da Ocean Eye que durante uma hora e meia, com o acompanhamento de biólogos marinhos poderá observar a vida animal, flora oceânica e geologia marinha.

Haverá ainda espaço para passagens em grutas costeiras e, dependendo da disposição meteorológica, um mergulho em pleno oceano atlântico.

#2 Apreciar o famoso gin do Peter Café Sport

Peter Café Sport - Faial, Açores

Peter Café Sport é um marco na história da Ilha do Faial, era aqui que noutros tempos marinheiros comiam a sua refeição quente após meses no mar e, não esquecendo, o gin tónico. Neste espaço encontrará em todo o seu interior várias decorações deixadas pelos velejadores de todo o mundo que por aqui passam, sendo um ponto de encontro e um local com imensas recordações.

#3 Nadar com tubarões

Nadar com tubarões - Ilha do Faial, Açores

Uma aventura desafiante será certamente nadar lado a lado com tubarões durante as férias. Neste caso será com tubarões azuis e rinquins, que são espécies inofensivas ao homem. O mergulho com tubarões é uma atividade prestada pela empresa Norberto Diver, sendo uma atividade em crescimento e que tem vindo a atrair vários turistas.

Para poder participar nesta atividade deverá ter licença de mergulho e seguir as regras impostas pela organização. É proibido tocar nos animais. Caso não se sinta confiante e ou intimidado durante o mergulho, o guia ensina-lhe algumas dicas de como se sentir mais seguro.

#4 Passear de Jipe, BTT ou KartCross

Passeio de Jipe - Ilha do Faial - Açores

Nada como adicionar um pouco de adrenalina na sua visita pela Ilha do Faial, através de um passeio de Jipe todo o terreno, passando pelos locais mais emblemáticos da ilha como é o exemplo do Porto Comprido, a Praia do Almoxarife, as piscinas do Varadouro e também a praia da Fajã ou o antigo Porto Baleeiro do Salão.

Já em contacto direto com a natureza na opção de bicicleta BTT poderá percorrer o circuito oficial de BTT no Parque Florestal do Capelo. Tem ainda a opção de adaptar o seu passeio de bicicleta. Muitos turistas escolhem o percurso da Caldeira aos Capelinhos.

Passeio de KartKross - Ilha do Faial - Açores

Ainda com contacto direto com a natureza e também com alguma adrenalina à mistura poderá ser também o passeio de KartKross.

Estes três serviços podem ser facilmente adquiridos à empresa Casas d’Ávilas.

#5 Conhecer o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos e a sua história

Foi em 1957 que teve início a última erupção histórica na Ilha do Faial nos Capelinhos. Este acontecimento fez com que a ilha aumentasse dois quilómetros de território, tendo destruído por completo as povoações limítrofes. Este é assim o período histórico da Ilha do Faial que poderá ficar a conhecer no Centro Interpretação do Vulcão dos Capelinhos que foi inaugurado em 2008. Este é um dos museus mais visitados em todo o arquipélago.

Neste espaço poderá reviver de forma interativa os fenómenos que levaram à formação do Arquipélago dos Açores.

Poderá também visitar o Centro de Interpretação Marinha onde poderá desfrutar, por exemplo, de uma viagem virtual pelos ambientes costeiros e oceânicos dos Açores.

#6 Trilhos Pedestres

Nada como conhecer uma ilha através dos seus fantásticos trilhos pedestres e no caso da Ilha do Faial existem excelentes escolhas. Poderá atravessar a ilha a pé, através do Trilho Costa a Costa  onde irá passar por vários cones vulcânicos, crateras, furnas e algares. Locais sem dúvida misteriosos e característicos das belas paisagens vulcânicas dos Açores. Poderá ainda consultar a lista de trilhos pedestres existentes e devidamente identificados no site Trilhos dos Açores.

#7 Ver e ouvir baleias

Embora a caça à baleia seja proibida no Faial a tradição baleeira mantém-se vida, através dos seus velhos postos de vigia – espalhados por toda a ilha – os olhos mantêm-se atentos, na procura de baleias em pleno Oceano Atlântico. Uma procura não para as caçar, como foi durante vários séculos, mas para as localizar e conseguir levar-lhe até ao local onde se encontram, para as ver e ouvir, claro.

Ao todo podem ser avistadas cerca de 27 espécies de cetáceos nos Açores (1/3 total das existentes). Pode consultar as empresas disponíveis e mais informações sobre a Observação de Cetácios no site Vizit Azores.

#8 Descer à caldeira

Descida da Caldeira - FaialA caldeira encontra-se a mais de mil metro de altitude e impressiona pela sua dimensão. Esta enorme cratera, formada há mais de 500 mil anos, tem dois quilómetros de diâmetro e cerca de 500 metros de profundidade, entrou em erupção pela última vez há 1200 anos.

descida da caldeira não é de visita livre, sendo que deverá fazer uma marcação prévia do seu passeio, sendo necessária igualmente a presença de um guia credenciado. São efetuadas até 3 descidas por dia, com um máximo de 12 pessoas por visita. Para este passeio poderá contactar igualmente a Casa D’Ávilas.

#9 Visitar a praia Porto Pim

Praia de Porto Pim - Faial

Esta é uma baía de origem vulcânica e é a principal área balnear da ilha. Encontra-se junto ao Monte da Guia e do Queimado, sendo uma praia paradisíaca de areia fina negra e com águas bastante calmas. Excelente para quem desejar banhar-se em pleno mar com a presença de muito poucas ou quase nenhumas ondas.

#10 Provar e apreciar infusão caseira assim como uma refeição de peixe no Genuíno

Na “A Casa”, localizada em pleno centro histórico da Horta, poderá apreciar as mais diversas infusões de ervas aromáticas, como no pão, bolos caseiros ou em cocktails. Aproveite para experimentar o gin com xarope de lima caseiro, ananás e sálvia.

Visitar a Ilha do Faial torna-se obrigatório que prove uma refeição de peixe. Sugerimos-lhe uma visita ao Restaurante Genuíno. O seu dono, Genuíno Madruga, é um  antigo pescador e velejador conhecido que por duas vezes deu a volta ao mundo. Peixe fresco e escolhido por quem conhece, como ninguém, o mar dos Açores.

Estas são apenas 10 das várias atividades que poderá desfrutar da sua estadia na Ilha do Faial. Reserve a sua viagem e estadia e venha à descoberta da Ilha Azul com os seus amigos e familiares.

Filipe Miguel

Fonte:

ByAçores
Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s