Viajar até ao tempo dos dinossauros no Dino Parque na Lourinhã

Standard

Vinte e um anos depois da ideia inicial, o Dino Parque da Lourinhã abre esta sexta-feira dia 9 ao público com 120 réplicas de dinossauros à escala real e espera receber mais de 200 mil visitantes no primeiro ano.

1 dino

O Dino Parque é um espaço temático de lazer, implementado num pinhal a poucos quilómetros da Lourinhã, vai ser o maior museu ao ar livre em Portugal e possui um jardim ao ar livre de 10 hectares ao longo dos quais foram desenhados quatro percursos pedestres correspondentes aos últimos 420 milhões de anos, “desde a época em que os dinossauros começaram a sair da água”. Sendo este um dos maiores parques temáticos de dinossauros da Europa, o novo Dino Parque espera colocar a Lourinhã no mapa dos destinos turísticos.

2 dino

Ao longo dos percursos, os visitantes vão encontrar vários tipos de dinossauros estáticos (incluindo as espécies descobertas na Lourinhã) com um “realismo impressionante”.
Entre os 120 modelos em tamanho real, os maiores são o herbívoro saurópode “lourinhasaurus”, um dinossauro de pescoço e cauda compridos, 23 metros de altura e cinco toneladas de peso, e o herbívoro “diplodocus”, com mais de 20 metros, que viveram durante o Jurássico Superior, há 150 milhões de anos.

3 dino

Além dos percursos pedestres, o Dino Parque tem um pavilhão com várias atividades para adultos e crianças, uma exposição permanente de fósseis e pegadas de dinossauros pertencente ao Museu da Lourinhã e um laboratório científico que “está aberto a estudantes e investigadores” de paleontologia.
Os visitantes terão também a oportunidade de assistir à preparação de fósseis por paleontólogos no laboratório, visitar o museu [onde fósseis de dinossauros encontrados na Lourinhã vão estar expostos] e as crianças de participarem em várias atividades, desde descobertas, pesquisas, escavações de fósseis ou pinturas de dinossauros.

5 dino.jpg

O protocolo estabelecido entre a empresa de capitais alemães gestora do PDL, a Câmara Municipal da Lourinhã e o Grupo de Etnografia e Arqueologia da Lourinhã (GEAL) prevê que uma parte das receitas seja destinada a “continuar a investigação científica” sobre os dinossauros, para mostrar que “a história de Portugal não começou em D. Afonso Henriques”.

6 dino.jpg

O Dino Parque representa um investimento de 4 milhões de euros, demorou um ano a ser construído e vai empregar 30 pessoas.

7 dino.jpg

Endereço: Rua Vale dos Dinossauros , 25 – Abelheira, 2530-059 Lourinhã
Telefone: 915 888 207

Filipe Miguel

8 dino.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s