O romance paira no ar com as amendoeiras em flor

Standard

O romance de fevereiro e março!
A primavera anunciada pelas amendoeiras em flor.
Dizem que março é um dos meses mais românticos do ano. Talvez por ser o mês em que começa a primavera, que inspira o romance.

Como todos os anos por esta altura, os montes e vales do nordeste transmontano e Douro superior ganham uma nova cor. A pouco e pouco, o acastanhado dos montes pinta-se de branco e rosa. É um pronúncio da primavera, que aqui chega bem mais cedo.

amendoeiras.jpg

 

Adoramos esta altura do ano. Entre fevereiro e março (mais ou menos a partir da 2ª semana de fevereiro), as amendoeiras brotam da sua latência invernal. Como quem brota para a vida, rompem a custo o gelo e a agrura e vêm beber o sol…

“Para os teus beijos, sensual, flori!
E amendoeira em flor, só ofereço os ramos,
Só me exalto e sou linda para ti!”
Florbela Espanca

Diz-se por aí que há muito, muito tempo, ainda antes da fundação da nacionalidade, e quando o Al-Gharb (Algarve) pertencia aos árabes, reinava em Chelb (Silves) um jovem e intrépido rei, o rei Ibn-Almundim. Reza a lenda que  para agradar à sua princesa nórdica, que sentia saudades da neve da sua terra Natal, começou a cultivar as amendoeiras por aquelas paragens. Quando as amendoeiras florescem assemelham-se a um manto de neve que cobre o horizonte, com a vantagem de não serem frias e de aromatizarem o ar, com o doce perfume que anuncia a Primavera.

amendoeiras algarve.jpg

As festas da amendoeira em flor animam Figueira de Castelo Rodrigo, Mogadouro, Vila Nova de Foz Coa, Vila Flor, Freixo de Espada à Cinta e Torre de Moncorvo. É um excelente momento para a economia local, mas também para os milhares de viajantes que vagabundeiam por estas bandas.

A melhor forma de apreciar esta maravilha da natureza, privar com os locais e desfrutar de um dia em plena natureza é utilizar um carro para percorrer à vontade esta zona de Trás-os-Montes e o Alto Douro e da Beira Alta. Mas, com já vem sendo hábito, a CP – Comboios de Portugal organiza mais uma edição dos passeios às Amendoeiras em Flor, com excursões programadas e bem organizadas.

amend.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s