Zaquintos – Um pequeno paraíso

Zaquintos ou Zante, é uma ilha grega que se encontra a noroeste da Grécia e faz parte da região das Ilhas Jónicas. É um dos mais importantes pontos turísticos do país devido a toda à sua beleza e à prática de mergulho.A ilha destaca-se pelos vários locais paradisíacos que a compõem e ainda por uma das melhores praias do mundo: a Praia do Naufrágio. Este local é banhado por um mar absolutamente cristalino e está rodeado por rochedos gigantes.Pode-se dizer que Zaquintos é um verdadeiro paraíso no nosso planeta.

1 Zaquintos.jpg

Zaquintos tem cerca de 125 quilómetros de litoral com praias paradisíacas e está localizada na região insular da Grécia.
É a terceira maior ilha do mar Jónico tanto em área como em população residente.
Ela tem cerca de 42 mil habitantes e uma área de 406 quilómetros quadrados.
Ela é habitada desde os tempos pré-históricos e foi em tempos utilizada como base pelos gregos durante a colonização do sul da Itália.
A ilha tem abundância de vegetação e florestas com vastas planícies férteis e cavernas deslumbrantes, com água azul turquesa.
No sudeste é formada por mais áreas planas e a oeste é dominada por cadeias de montanhas ao longo da costa que resultam em falésias espetaculares.
O pico mais alto da ilha é o Monte Vrahionas que pode ser encontrado no centro-oeste e atinge uma altura de 756 metros.

2 Zaquintos.jpg

A ilha fica a 330 quilómetros da capital da Grécia, Atenas e é necessário apanhar um Ferry Boat que sai do porto de Kyllini.
A travessia dura aproximadamente uma hora e a embarcação tem até garagem para carros e cabines para os passageiros descansarem durante o percurso.
Zaquintos tem inúmeras praias com mares cristalinos que são ótimas para umas férias relaxantes.

3 Zaquintos.jpg

Um dos animais mais popular da ilha são as tartarugas de Zante (Caretta caretta), famosas por se reproduzirem na baía de Laganas.
A ilha vive principalmente do turismo mas também da agricultura, que dá trabalho a muitos dos habitantes da ilha. Por lá produz-se vinho, frutas, citros e azeite.

4 Zaquintos.jpg

A grande atração deste local é a Praia do Naufrágio ou Navagio Beach.
Esta praia foi apenas descoberta em 1960 e está localizada na costa noroeste num local isolado. É famosa mundialmente por ser uma das melhores praias do mundo.
A praia está ‘protegida’ por um enorme rochedo e só é possível lá chegar por barco a partir do Porto Vromi ou pelo porto de São Nikolas, em Volimes.
Uma das grandes atrações da praia para além da areia branca e do mar azul cristalino, é uma embarcação que está encalhada no areal.
De acordo com a lenda local, o navio era uma embarcação escocesa que terá sido perseguida pela marinha grega por contrabando de bebidas e cigarros.
Durante a fuga uma tempestade terá feito com que o navio fosse parar ao areal da praia. Até hoje os destroços pode ser vistos no local e tornaram-se numa atração turística.

5 Zaquintos

8 Zaquintos.jpg

A principal cidade da região também se chama Zaquintos.
A arquitectura de Zaquintos (cidade) é muito semelhante à de Veneza, devido à influência italiana.
É uma zona simples, com muitas igrejas, lojas, e ainda restaurantes com preços acessíveis.
Para além da única cidade da ilha existem também 44 vilas espalhadas pelo local.

6 Zaquintos

Laganas é a zona da ilha mais movimentada à noite, onde existem bares e discotecas e onde, por razões óbvias, o ambiente não é para pessoas que procuram a tranquilidade.
A ilha tem várias ‘blue caves’ (cavernas azuis) que são muito utilizadas para a prática de mergulho.
Se for uma pessoa que gosta de história, visitar a Igreja St Dionysios é onde se encontram as maiores relíquias históricas da ilha.
Nas várias praias da ilha existem desportos aquáticos que podem ser praticados e ainda a possibilidade de mergulhar a partir dos enormes rochedos.
A ilha tem uma rede de estradas e de caminhos muito boa e é fácil de conseguir deslocar-se para qualquer local que precise. Tem à sua disponibilidade táxis e serviços de aluguer de carros e motas.

7 Zaquintos.jpg

A melhor altura para conhecer esta ilha é entre junho e setembro, onde a temperatura média ronda os 25ºC, perfeita para um mergulho!

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s