João Sousa conquista o Estoril Open

João Sousa prolongou a semana de sonho e venceu na final do Estoril Open Frances Tiafoe: é a primeira vez que um português ganha o torneio na terceira vitória da carreira no ATP.
João Sousa, de 29 anos, venceu hoje o Estoril Open em ténis. A final foi contra o americano Frances Tiafoe, de 20 anos. Este é o terceiro título da carreira do português e foram necessários cerca de 80 minutos de jogo para o conseguir. O número 68 do mundo, derrotou Tiafoe, que é o 64, por 6-4, 6-4.

O tenista conseguiu superar a melhor prestação de sempre de um português num torneio ATP, que até então pertencia a Frederico Gil, tornando-se o primeiro atleta nacional a conquistar o único torneio do referido circuito em Portugal.

João Sousa
João Sousa

“Sinto-me muito orgulhoso de ver tantas pessoas aqui. Não estava à espera, emocionei-me. Estou muito contente de ter feito as pessoas felizes. É uma fase muito bonita da minha carreira mas sou humilde o suficiente para saber que há muito trabalho a fazer. Já me chamaram muitas palavras mas ouvir a palavra conquistador emociona-me muito, é uma palavra que recorda a minha terra quando estou lá fora. É muito bonito ver que quando volto as pessoas me apoiam”, dizia João Sousa em 2013, depois de ter sido “condecorado” com uma estátua de Dom Afonso Henriques após o triunfo em Kuala Lumpur.

Cinco anos depois, a emoção que sentia ao ouvir esse nome passou para quem o estava a assistir, como foi bem visível depois do último ponto na final do Estoril Open: pela primeira vez, o torneio nacional teve um vencedor português. Ao longo de uma semana de sonho, João Sousa foi mesmo um Conquistador. E somou assim o terceiro triunfo da carreira no circuito ATP (entre Kuala Lumpur e Estoril houve Valência, também em piso rápido como na Malásia).

João Sousa 2
João Sousa

E seria impossível pensar num epílogo assim: frente ao americano Frances Tiafoe, o filho de pais da Serra Leoa que se tornou no mais novo de sempre a ganhar a Orange Bowl, começou a jogar com três anos, foi o mais novo a ganhar a Orange Bowl, assinou pela agência de Jay-Z e impressionou frente a Federer. João Sousa fez a exibição mais completa ao longo do torneio, onde antes tinha superado Pedro Sousa (no melhor jogo do torneio), Kyle Edmund e Stefanos Tsitsipas. Roger Federer e John McEnroe, duas lendas da modalidade, apontam Tiafoe ao top-10 a breve prazo. Mas essa subida, que até poderá acontecer tendo em conta o fantástico potencial do jovem jogador, terá de esperar.

João Sousa recebe o troféu pelo seu primeiro título em terra batida e chovem confetis no court central.
“Já estive nessa posição de vencido e sei o que sentes”, começou por dizer João Sousa, em inglês, a Frances Tiafoe. “Queria agradecer à minha família e ao meu treinador Frederico Marques. É uma pessoa que está ao meu lado há muitos anos.”
João Sousa recebe o prémio com a bandeira de Portugal à cintura. O prize-money pela vitória em singulares é quase 90 mil euros (89.435 euros).

“Tenho de dar os parabéns ao João, tens o país todo a apoiar-te. Sei o que isto significa para ele, para o treinador, para a família… Estou feliz por ele. Para mim foi uma boa semana, joguei bom ténis e espero voltar”, disse o tenista norte-americano.

É um momento histórico, João Sousa é o primeiro português a conquistar o Estoril Open. O tenista vimaranense revelou muita intensidade de jogo, fez uso da sua experiência e, empurrado pelo público, acabou por derrotar Frances Tiafoe. Sousa foi às lágrimas, agradeceu à família, à namorada, ao treinador e dedicou o triunfo à mãe. E voltou a ouvir-se o hino no Estoril…

João Sousa 1
João Sousa
Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s