Leiria

Standard

A cidade e o concelho de Leiria contados de um só fôlego, em áreas como a saúde, educação, economia, turismo, cultura e património.

Leiria é uma das cidades mais cool do país e quem o nega é porque não faz ideia do que se passa. Já nem falamos da enorme riqueza natural da região e do concelho, com o seu castelo e monumentos, da sorte de ter dois rios (o Rio Lis e o Rio Lena), salinas, lagoas, abrigos rupestres, arquitetura e belas praias. Não esquecer que é no distrito de Leria que fica São Pedro de Moel, um dos recantos de praia mais bonitos e mágicos do país.

Na cidade de Leiria, tão antiga mas tão renovada, há sempre coisas a acontecer: novos bares e concertos, bandas emergentes, até uma editora, cultura e arte urbana, discotecas, gastronomia, artesanato, desporto.

Leiria

Leiria

Capital de Distrito e Concelho, Leiria, situada no Centro de Portugal é uma bonita cidade de forte cariz histórico banhada e influenciada pelos Rio Lis e Lena.
O Castelo é o símbolo máximo de Leiria e daqui se desenrolou a sua história e desenvolvimento, tendo sido um importante marco da nacionalidade Portuguesa, contudo a região era habitada pelo homem desde tempos bem mais remotos, como são testemunho os diversos achados arqueológicos nesta área.

Leiria foi igualmente um importante marco na história dos Descobrimentos Portugueses, pois foi na sua área que as madeiras do Pinhal de Leiria foram semeadas e permitiram muita da construção naval que permitiu ao País navegar para outros mundos, levando o seu nome mais além. Foi D. Afonso III no século XIII que deu início à plantação dos pinheiros, e com o Rei D. Dinis (entre 1279 e 1325) esta cultura foi intensificada.
De facto o Pinhal de Leiria teve grande importância noutras ocasiões, como nos séculos XVIII e XIX, em que a expansão industrial e o aumento demográfico trouxeram a necessidade de produzir carvão de madeira, tanto para alimentar os fornos das indústrias metalúrgicas e de vidro tão importantes na Região centro do País, como para o aquecimento das populações.

Leiria possui um Património de relevo, que merece uma visita atenta, como é o caso do Santuário de Nossa Senhora da Encarnação, a Sé Catedral (século XVI), a Igreja da Misericórdia e a Judiaria (a Igreja foi construída no século XVI em cima das ruínas da Sinagoga), ou mesmo um agradável passeio à Cidade Velha, centro histórico da cidade, que tem o seu eixo na famosa Rua Direita (actual Rua Barão de Vilamonte), na Sé, onde se encontram tradicionais estabelecimentos comerciais, bem como agradáveis cafés e lojas de tempos modernos.
Bem perto de Leiria situam-se as Termas de Monte Real, com águas medicinais de qualidade e forte oferta hoteleira, e encontram-se Praias bem aprazíveis, como Pedrogão ou Vieira de Leiria, encontrando-se também, no final do Pinhal de Leiria, a bonita Lagoa de Ervideira.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s