CAPELA DA SENHORA DO MONTE

Standard

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Localizada a Sudeste da cidade de Leiria, a Senhora do Monte e uma zona de grande interesse ecológico e paisagístico, uma vez que aqui nasce o Rio Lis, de uma série de exsurgências, e a zona que compreende as cotas mais elevadas do Concelho.

Aqui podemos encontrar um dos locais do concelho onde habitam um elevado número de fauna típica da zona, como o exemplo de um variado número de aves, pequenos mamíferos e alguns répteis. Também podemos registar um interessante aparecimento de vegetação autóctone das zonas do mediterrâneo, se bem como um variável numero de plantas e bagas medicinais (muitas destas apareceram por mão do homem).

O Culto de Nossa senhora do Monte:

A capela de Nossa Senhora do Monte, datada de 1550, localiza-se no local conhecido popularmente como Pé-da-Cabeça-Do-Bom-Dia. A igreja pertence à freguesia das Cortes, concelho de Leiria.

No local podemos ter uma grande vista sobre a freguesia das Cortes, e ao fundo podemos ver a cidade de Leiria. Em dias de céu limpo chega-se a avistar o mar. É no sopé do monte em que se situa a igreja que nasce o rio Lis.
Visto do miradouro podemos ainda ver à esquerda a Maunça, o ponto mais alto do concelho de Leiria.

Reza a lenda que a ermida foi mandada construir por volta de 1480 pelo navegador Diogo Gil que, perante uma grande tempestade, fez um voto a Nossa Senhora que iria erguer uma capela no monte que do mar ele avistava se esta o salvasse. Tendo a tempestade desaparecido logo depois, assim que chegou a Lisboa foi à procura desse monte para nele edificar a capela, e todos os anos iria fazer uma festa em honra da imagem que nela se encontra, tradição que se mantém até aos dias de hoje.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s