CAPELA DA SENHORA DO MONTE

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Localizada a Sudeste da cidade de Leiria, a Senhora do Monte e uma zona de grande interesse ecológico e paisagístico, uma vez que aqui nasce o Rio Lis, de uma série de exsurgências, e a zona que compreende as cotas mais elevadas do Concelho.

Aqui podemos encontrar um dos locais do concelho onde habitam um elevado número de fauna típica da zona, como o exemplo de um variado número de aves, pequenos mamíferos e alguns répteis. Também podemos registar um interessante aparecimento de vegetação autóctone das zonas do mediterrâneo, se bem como um variável numero de plantas e bagas medicinais (muitas destas apareceram por mão do homem).

O Culto de Nossa senhora do Monte:

A capela de Nossa Senhora do Monte, datada de 1550, localiza-se no local conhecido popularmente como Pé-da-Cabeça-Do-Bom-Dia. A igreja pertence à freguesia das Cortes, concelho de Leiria.

No local podemos ter uma grande vista sobre a freguesia das Cortes, e ao fundo podemos ver a cidade de Leiria. Em dias de céu limpo chega-se a avistar o mar. É no sopé do monte em que se situa a igreja que nasce o rio Lis.
Visto do miradouro podemos ainda ver à esquerda a Maunça, o ponto mais alto do concelho de Leiria.

Reza a lenda que a ermida foi mandada construir por volta de 1480 pelo navegador Diogo Gil que, perante uma grande tempestade, fez um voto a Nossa Senhora que iria erguer uma capela no monte que do mar ele avistava se esta o salvasse. Tendo a tempestade desaparecido logo depois, assim que chegou a Lisboa foi à procura desse monte para nele edificar a capela, e todos os anos iria fazer uma festa em honra da imagem que nela se encontra, tradição que se mantém até aos dias de hoje.

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s