Menu Início

CONVENTO DA PORTELA – FRANCISCANOS

p1017069.jpg

O Convento da Portela é dos únicos monumentos da cidade do Liz que teve iniciativa privada. Os terrenos onde permanecem as infra-estruturas do convento foram adquiridos por D. Júlia das Dores Silva Crespo, de Regueira de Pontes, com o objetivo de aí se instalar um convento da Ordem de São Francisco e o seminário de Leiria. A construção iniciou-se em 1902 com projeto do arquiteto italiano Nicola Bigaglia.

Com a expulsão dos Franciscanos aquando da implantação da República (1910), a obra foi interrompida. Em 1920 parte do edifício foi cedido para aí se instalar a Escola Secundária Domingos Sequeira e o Asilo Distrital. Com aproveitamento do projeto inicial, as obras foram reiniciadas em 1940 sob orientação do arquiteto Vasco Morais Palmeiro, terminando nesse mesmo ano.

Este conjunto arquitetónico revivalista / neorromânico, inclui uma Igreja imponente que, para além de local de culto, é utilizada para manifestações culturais, nomeadamente festivais de música da cidade de Leiria. No presente o Seminário encontra-se desativado.

 

Anúncios

Categorias:Leiria Uncategorized

Filipe Miguel

O que escrevo serve para expressar situações, momentos, sentimentos... do dia a dia de todos nós. Amores e desamores. Amores clandestinos...
Os textos aqui escritos não são autobiográficos. Mas podem ser biografias de mim e de muitos de nós, aqui e além. É neste pequeno véu que fica por levantar que se encontra a sublime sensação que o resto, o resto só a nós (seres apaixonados, românticos, sensíveis, loucos...) pertence!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: