12 de junho: o dia da Rússia

Standard

O dia 12 de junho é chamado de “Dia da Rússia”. Neste dia, em 1990, o Primeiro Congresso dos Deputados do Povo da Rússia ratificou e adotou a Declaração de Estado Soberano da República Federativa Socialista Soviética da Rússia (RFSSR). Ou seja, deste dia em diante, a Rússia voltou a ser um estado soberano, mesmo ainda sendo parte da União Soviética. Somente em 24 de agosto de 1991 ela deixou a União e se tornou um estado independente. A partir de 1994 esse dia começou a ser comemorado como o Dia da Declaração do Estado Soberano da Federação Russa. Em 2002 seu nome foi simplificado para Dia da Rússia e se tornou um feriado nacional. A intenção do governo é marcar uma nova fase na história da Rússia, quando ela volta a ser “dona do próprio nariz” e, ao longo dos anos vem dando cada vez mais ênfase nessa comemoração.

Boris Ieltsin, o primeiro presidente da Rússia soberana

Boris Ieltsin, o primeiro presidente da Rússia soberana

No entanto, muitas pessoas confundem este dia com um dia da independência, mesmo que em nenhum momento isso tenha sido dito na tal declaração. Em uma pesquisa realizada em 2003, 65% dos entrevistados se referiram a este dia como “dia da independência”, não como “dia da Rússia”. Mas há de se convir que é fácil fazer tal confusão. Como é um feriado bastante “jovem”, as pessoas ainda não têm uma grande tradição relacionada a ele. E na Rússia, a tradição é importantíssima. Por causa desse equívoco (provavelmente), muitas pessoas simplesmente não consideram este feriado algo relevante. Outras, que já entendem melhor todo o significado da data, não acham que seria bom ter se declarado um estado soberano e que esse movimento acabou contribuindo com a derrocada da URSS, visto que era seu maior e mais forte estado, alem de líder de facto da União Soviética. Porém, a Rússia apenas seguiu o que acontecia ao seu redor, já que várias repúblicas já estavam se declarando soberanas dentro na União.

Dia da Rússia

Dia da Rússia

Neste dia ocorrem muitas comemorações pelo país. Muitas atividades culturais, especialmente espétaculos acontecem por todo lugar, com Moscou e São Petersburgo em posição de destaque. Como sempre, é na Praça Vermelha que tem lugar as maiores celebrações e atividades. O presidente discursa exaltando a pátria, além da condecorar pessoas importantes na sociedade, como cientistas, artistas e outros. Tudo isso é encerrado com uma espetacular queima de fogos de artifício. Como é um feriado no verão, muitas pessoas também aproveitam para, em vez de ir para esses lugares com grande concentração de pessoas, ir para o campo ou floresta, para fazer um churrasco e nem se preocupam com todas essas atividades, já que, para eles, esse dia é apenas de descanso e nada mais. Se o feriado cai num fim de semana, ele é “comemorado” (as pessoas têm um dia de folga) na segunda feira seguinte.

Comemorações do dia da Rússia

Comemorações do dia da Rússia

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s