Dia Mundial do Yoga

O Dia Mundial do Yoga foi projectado pela primeira vez em Portugal, pela Confederação Portuguesa do Yoga, no ano de 2001. É um Dia pelo Planeta, pela Fraternidade Mundial, pela Vida e pela Humanidade, pelo esbatimento das desigualdades mundiais.

O Dia Mundial do Yoga é candidato precursor junto à ONU e UNESCO a primeiro dia global – por uma Humanidade lúcida e fraterna e pela importância da vida valorizando-se o que a Humanidade tem em comum e pela Sustentabilidade da Diversidade. A data é o dia 21 de Junho (comemorado sempre no Domingo seguinte), um dia Supra Cultural, o solstício. Este dia tem o elevado objectivo de ser um Dia sem derramamento de sangue durante 24 horas em todo o planeta, sendo efectivamente comemorado desde 2001.

Foi escolhido o dia 21 em alusão ao solstício de verão. Neste dia realizam-se diversas ações relacionadas com esta atividade física, mental e espiritual com 5.000 anos, como sessões de demonstração e aulas ao ar livre. No Dia Mundial do Yoga vários praticantes reúnem-se para celebrar a data e mostrar um pouco mais sobre esta modalidade que pode ser praticada por todas as idades.

Nesta data apela-se à paz e fraternidade entre os indivíduos para a construção de um mundo melhor. Em 2014 as Nações Unidas declararam a data oficialmente como “Dia Internacional do Yoga”.

A 5 de Dezembro de 2011 foi efectuada a proclamação do Dia Mundial do Yoga / World Yoga Day em Bengaluru-India. Durante esta cimeira foi Proclamado o Dia Mundial do Yoga no Solstício – Junho, 21 – o Dia da Luz e da Sabedoria a ela associado – e com o apoio da Hindu Dharma Acharya Sabha, e da S-VYASA Vivekánanda Yoga University, é uma data que não celebra qualquer acontecimento humano, mas é um Auspício Cósmico, um Dia que realça a relação entre a Terra e o Sol, e por consequência com a Galáxia e o Cosmos, e é cantado em todas as Culturas que sempre se inquietaram com a observação e estudo da Envolvente onde se inserem, em todos os tempos e em todos os continentes.

A cimeira foi impressionante não só porque fez-se o que nunca tinha sido feito, pois na História da Índia, os Grandes Mestres do Yoga nunca se tinham encontrado (na Índia), mas também pelos grandes planos para o desenvolvimento pessoal e Paz Mundial que ocorreram durante este Evento Mundial.

O Dia Mundial do Yoga – uma iniciativa da Confederação Portuguesa do Yoga e do seu Presidente, existe de facto, e é comemorado desde 2001/2002 em Portugal, e em muitos outros locais do Mundo. As demarches para que seja oficializado em instâncias Nacionais e Internacionais (UNESCO/ONU) agora redobrarão por parte dos representantes do Yoga de Portugal e da Índia.

Benefícios do Yoga
Os praticantes de yoga destacam o bem estar proporcionado pela atividade física e encaram o yoga como uma filosofia de vida. A adoção de uma postura corporal correta, a melhoria da capacidade respiratória são outras das vantagens da prática de yoga.
Consequentemente, a redução da ansiedade e dos níveis de stress são outros dos benefícios do yoga.
Ao nível do corpo, o yoga exercita todo o corpo, tonificando os músculos, melhorando o sistema digestivo e circulatório.
A meditação é uma das componentes mais importantes do yoga, melhorando a capacidade de concentração do praticante.

Yoga em Portugal
Portugal é um dos países com mais praticantes de yoga. Existem várias escolas de ensino de yoga e a modalidade é uma das mais procuradas pelo público feminino.
A modalidade pode ser praticada por todas as idades, havendo aulas específicas para crianças, grávidas e idosos.

Dia Mundial do Yoga.jpg

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s