Casal de São Simão

Standard

Casal de São Simão fica no concelho de Figueiró dos Vinhos, escondida no meio da serra e protegida por São Simão que está na ermida no topo do monte desde o séc. XV.
Casal de São Simão é pequena, tem cerca de duas dezenas de casas e é o traçado de uma rua que desce a encosta que define o alinhamento da aldeia.
Apesar de pequena aldeia, as casas estão quase todas recuperadas e são construídas em quartzito que está à mostra e dá uma tonalidade muito própria ao casario.
Algumas casas estão decoradas com plantas, flores e cortinas brancas com rendas nas janelas que dão cores mais intensas e quentes.

Casal de São Simão 1.jpg

Com uma fonte que continuamente entoa a canção da água. Com uma capela que nos conta lenda de santo. Com uma vereda que nos leva à praia, mesmo ali encaixada nas Fragas de São Simão. Aqui também há uma Loja Aldeias do Xisto e uma Associação cujo nome se confunde com o que nos promete esta Aldeia: que estamos a entrar em Refúgios de Pedra.

Casal de São Simão 2.jpg

Em Casal de São Simão há alojamento local e o restaurante Varanda do Casal (com uma excelente vista) que tem por missão preservar a gastronomia regional.

Casal de São Simão 3.jpg

Nesta aldeia há um novo sentir coletivo feito de pessoas que recuperaram as casas com as suas próprias mãos. São novos aldeões que vieram da cidade e que trouxeram nova vida a estas paragens. Todos os fins-de-semana, e sempre que podem, juntam-se todos nas casa uns dos outros e entreajudam-se nas refeições, nas obras, no convívio. “Que venha quem vier por bem”, parecem dizer-nos. E o apelo é irresistível…

A aldeia estende-se ao longo de uma cumeada quase paralela ao curso da Ribeira de Alge. A entrada fica no extremo mais elevado e a povoação termina onde os declives tornaram difícil a continuidade dos arruamentos.

Casal de São Simão 4.jpg

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s