Dia de Santo Henrique

Henrique II nasceu (a 6 de maio de 973) e faleceu na Alemanha (a 13 de julho de 1024). Foi o Imperador do Sacro Império Romano Germânico, tendo sido coroado rei da Alemanha em 1002 e da Itália em 1004. Henrique foi o único rei alemão canonizado pela Igreja Católica. A sua esposa, Cunegunda, princesa do Luxemburgo, também foi canonizada. Tendo feito votos de castidade, o casal não teve filhos.

Santo Henrique regrou a sua vida pela religiosidade e reinou preocupado com o bem-estar do seu povo e com a elevação humana e cristã. Enquanto imperador procurou consolidar as relações entre o Estado e a Igreja. Foi o fundador da diocese de Bamberga, onde se encontram as suas relíquias.

Padroeiro de Basileia, este santo é representado tradicionalmente com uma coroa, uma espada e uma catedral. Por vezes é representado com a esposa Santa Cunegunda a seu lado, a padroeira do Luxemburgo.

História:
Henrique II nasceu num castelo e era filho do duque da Baviera.
Cresceu num ambiente cristão, numa família santificada, pois seus irmãos haviam renunciado ao conforto da corte para dedicar-se inteiramente à fé.

Sua formação se deu em Hildesheim, onde recebeu influência da experiência e sabedoria dos cônegos. Há uma passagem que descreve sua vida e a prova de sua devoção: Aos 23 anos, teve um sonho onde lhe apareceu seu mestre, São Wolfgang, que havia morrido poucos dias antes: ele teria escrito na parede de seu quarto a seguinte mensagem: “Entre seis”.

Henrique interpretou a mensagem achando que ele morreria em seis dias e passou a se penitenciar a fim de purificar o seu corpo e melhor entregar-se ao Criador.

Passados os seis dias, nada aconteceu. Ele reinterpretou a mensagem e recomeçou o martírio que então duraria seis meses. Completados seis meses, nada aconteceu.

Então previu que sua morte se daria em seis anos e iniciou o flagelo mais um vez. Ao término dos seis anos, Henrique ocupava o trono da Alemanha e estava preparado espiritualmente para não ceder às pressões do mundo materialista. Em seu cargo, promoveu a reforma da monarquia, do clero e dos mosteiros e seu governo foi exemplo de honestidade moral.

Foi sepultado em Bamberga e canonizado em 1146, 122 anos depois, pelo papa Eugênio III. Nessa expectativa da morte, vemos que São Henrique sempre assumiu uma postura diferente diante dos acontecimentos.

Oração do Santo Henrique:
Ó Deus, Senhor Nosso, pela intercessão de Santo Henrique, peço-Vos que ilumineis a minha mente, purifiqueis meu coração e inflameis meu amor por Vós. Eu Vos louvo e Vos bendigo todos os dias de minha vida, ó Senhor. Amém.

Devoção: A honestidade, pureza e demais virtudes, a fim de estar sempre pronto para estar com o Criador.

Padroeiro: da Finlândia

Santo Henrique II
Santo Henrique II

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s