Dia Internacional Nelson Mandela

Origem do Dia
Foi em 2009 que a ONU declarou o dia 18 de julho como o “Dia Internacional Nelson Mandela”, escolhendo o dia de nascimento do líder sul-africano para prestar homenagem a um dos impulsionadores da democracia e da paz mundial.

Em 2010 celebrou-se o primeiro Dia Internacional Nelson Mandela. Desde então se realizam homenagens e atividades anualmente em todo o mundo a 18 de julho. As iniciativas deste dia consistem sobretudo em ações voluntárias e comunitárias, lembrando que cada homem tem um impacto no mundo e o poder de mudar as coisas. Qualquer pessoa pode aderir ao Dia de Mandela, criando um evento solidário ou juntando-se a um já existente.

Quem foi Nelson Mandela?
Nelson Rolihlahla Mandela nasceu a 18 de julho de 1918 e faleceu a 5 de dezembro de 2013. Foi um advogado, ativista rebelde e presidente sul-africano que revolucionou a sociedade sul-africana e venceu o Prémio Nobel da Paz. Foi o primeiro presidente negro sul-africano, vencedor de eleições inteiramente democráticas. O seu papel político concentrou-se no desmantelamento do apartheid, do racismo, da pobreza e da desigualdade.

Dia Internacional Nelson Mandela para a Liberdade, Justiça e Democracia

Nelson Mandela, Embaixador da Boa Vontade da UNESCO e líder mundial, comemora 94 anos em 18/07/2012. Com 67 anos dedicados à luta contra o regime segregacionista do Apartheid na África do Sul, o líder continua inspirando. O dia de seu aniversário foi instituído pelas Nações Unidas como o Dia Internacional Nelson Mandela para a Liberdade, Justiça e Democracia. Leia a mensagem do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, sobre a celebração:
É com muito prazer que digo hoje: Feliz Aniversário, Nelson Mandela.

Nelson Mandela tem sido um advogado e um lutador da liberdade. Um preso político, um pacificador, um presidente. Um curador de nações… e um mentor para várias gerações de líderes e pessoas de todos os lugares de todo o mundo.

Nelson Mandela dedicou 67 anos da sua vida para mudar a vida do povo da África do Sul.
O nosso presente para ele pode e deve ser mudar o nosso mundo para melhor.
Ensine uma criança. Alimente os que têm fome.
Cuide do meio ambiente. Seja voluntário num hospital ou num centro comunitário.
Atue. Sirva de inspiração para a mudança. Faça de cada dia um Dia Mandela.

Dia Internacional Nelson Mandela.jpg

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s