Dia de Santa Cristina

Standard

Santa Cristina foi uma fervorosa cristã do século III que morreu martirizada. Os relatos de Santa Cristiana são escassos e vagos. Acredita-se que a santa nasceu numa família rica no século III, sendo filha de um governador na Etrúria, na Toscana, chamado Urbano. Já muito pretendida aos onze anos para casamento, Urbano desejava que a filha adorasse os deuses pagãos, mas a adolescente recusou-se a tal, tendo crescido interessada na fé cristã.

A intransigência do seu pai foi crescendo perante as suas recusas, enquanto a fé de Cristina foi aumentando. A jovem foi torturada a mando do pai por várias vezes, de diferentes formas. Em todos os relatos, a santa subsiste às incríveis torturas, até que finalmente morre, no ano de 300, após uma intervenção divina castigar também os seus torturadores.

Santa Cristina é adorada em especial em Itália, França, Alemanha e Portugal, onde é padroeira de 6 paróquias no Porto. É representada tradicionalmente com flechas e com uma mó do moinho, em alusão às suas torturas. A santa é vista como a padroeira dos moleiros e é invocada contra a depressão.

Santo do Dia - Santa Cristina.png

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s