Dia de Santiago

Santiago foi um dos doze apóstolos de Jesus, o primeiro a ser martirizado. Nasceu na Palestina em data incerta e faleceu em 44 d.C em Jerusalém, decapitado por ordem de Herodes Agripa I.

Foi-lhe atribuído o nome de Santiago Maior para distinção de outros discípulos de Jesus. Também é conhecido como Santiago de Compostela e Santiago o Grande. Internacionalmente é denominado de Saint James.

Santiago de Compostela
Na noite de 24 de julho começa a festa de Santiago em vários países do globo, com fogo de artifício em sua honra. Peregrinos de todo o mundo deslocam-se por esta altura a Santiago de Compostela para a festa de Santiago. Na Galiza é feriado a 25 de julho. Foi a 25 de julho que foi dada a supremacia das igrejas no oeste da Espanha a Santiago, que pregou em Espanha durante a ocupação dos mouros. O seu túmulo encontra-se no Catedral de Santiago de Compostela.

Santiago em Portugal
Santiago tentou evangelizar os povos pagãos da Península Ibérica, tendo passado em Portugal em localidades como Braga, Guimarães e Rates. Em Guimarães o apóstolo terá deixado uma imagem da Virgem Santa Maria num templo pagão, num largo que depois se chamaria de Praça de Santiago.

A região do Sado também está ligada a Santiago: a Ordem de Santiago criada em Setúbal ajudou a conquistar grande parte do Alentejo e do Algarve aos muçulmanos e é nesta cidade que decorre a Feira de Santiago. Na Covilhã também se realiza uma feira de Santiago e noutras localidades se celebra efusivamente o santo.

Santiago terá aparecido miraculosamente em batalhas do exército espanhol na reconquista cristã. Além do exército espanhol, Santiago foi protetor do exército português, ficando conhecido como Santiago Mata-Mouros. Por influência inglesa, Santiago foi depois substituído por São Jorge, por altura da crise de 1383-1385.

Padroeiro
Por toda a sua influência, Santiago é padroeiro de várias profissões: dos cavaleiros, dos veterinários, dos peregrinos, dos camionistas, dos farmacêuticos e alquimistas.

É ainda o padroeiro de países e locais de vários pontos do mundo: de Espanha, do Chile, de Guatemala, da Colômbia, de Cuba, do Peru, da Nicarágua, entre outros.

transferir.jpg

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s