Dia de Santa Clara

O Dia de Santa Clara celebra-se a 11 de agosto. Ela é considerada padroeira da televisão.

História de Santa Clara
Santa Clara de Assis nasceu a 16 de julho de 1193 em Assis, Itália, e faleceu a 11 de agosto de 1253, também em Assis. Filha de uma família nobre que a queria casar contra os seus desejos, Santa Clara fugiu de casa quando atingiu a maioridade.

Ela era uma jovem muito bela, carinhosa e respeitosa, que ficou fascinada pela pobreza evangélica sentida por Francisco de Assis. Foi assim ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula, tendo os seus formosos cabelos cortados como sinal de entrega à pobreza e a Cristo.

Santa Clara começou a viver na prática da mais intensa pobreza e no amor a Cristo. Fundou a secção feminina da Ordem Franciscana, cujos membros eram conhecidos por “Clarissas” e por “damas pobres”. As suas próprias irmãs e a sua mãe se juntariam mais tarde à Ordem.

Vários são os milagres apontados a Santa Clara, a Santa que iluminou o mundo com a sua santidade. Num deles, por altura da invasão de Assis pelos sarracenos, Santa Clara pegou num ostensório com a hóstia sagrada e enfrentou os invasores, dizendo que Jesus era mais forte do que eles. Estes, preenchidos por um pânico repentino inexplicável, fugiram. Santa Clara é assim normalmente representada com um ostensório na mão.

Santa Clara de Assis é considerada a padroeira da televisão. A lenda conta que em 1252, um ano antes de morrer, Santa Clara assistiu à celebração da Eucaristia nas paredes da sua cela, sem precisar de sair da cama.

Oração a Santa Clara de Assis
“Ó querida Santa Clara, que respondeste generosamente ao chamado do Senhor, entregando-te a uma vida de humildade e pobreza, ajuda-me, pela tua intercessão, a descobrir qual é o plano de Deus para a minha existência, alcança-me a coragem de dizer um sim generoso como o teu, como o de Maria, e a fidelidade em concretizá-lo todos os dias até o fim. Amém!”

SantaClara-PT.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s