Dia Mundial do Canhoto

O Dia Mundial do Canhoto celebra-se a 13 de agosto.

Como o nome sugere, o Dia Mundial do Canhoto é um dia de celebração de todos os canhotos existentes no mundo – cerca de 10% da população mundial.

Origem do dia
O dia internacional do canhoto foi celebrado pela primeira vez a 13 de agosto de 1976 e apesar de ser comemorado anualmente neste dia desde então, só foi declarado oficialmente pelo clube britânico Left-Handers Day Club na década de 90. O objetivo era protestar contra a discriminação sofrida pelos esquerdinos no mundo e divulgar as vantagens e desvantagens de ser canhoto.

Discriminação do canhoto
Muitos produtos são feitos especialmente para destros (cadeiras escolares, teclados de computador, caixa de mudanças, etc.) e antigamente na escola castigava-se o uso da mão esquerda, por exemplo. Olhando para o dicionário encontra-se desde logo a discriminação para com o canhoto: se o destro possui destreza, o canhoto é definido em vários dicionários como desajeitado.

Vantagens de ser canhoto
Apesar da descriminação relativamente aos destros, ser parte da minoria tem as suas vantagens, para além de se sentir especial e de se ter um dia no calendário dedicado a si.

Os estudos científicos indicam que o canhoto é mais rápido a raciocinar do que o destro (em 0,51 segundos). No desporto, no combate, na condução ou a jogar videojogos, o canhoto é apontado como sendo mais rápido que o destro.
Como utilizam mais os dois hemisférios do cérebro, os canhotos podem ser mais imaginativos, ter uma visão diferente do mundo e resolver questões do quotidiano mais facilmente.

Desvantagens de ser canhoto
Além de ser uma minoria de mercado para a construção de muitos produtos e de ter de trocar os talheres à mesa, o canhoto tem uma desvantagem importante apontada pela ciência: estar mais suscetível a certas doenças, como esquizofrenia e epilepsia. Também se podem registar problemas de aprendizagem, com rotinas mais complexas para o canhoto.

dia-do-canhoto-mensagens-imagens-e-frases-2.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s