Dia de São Maximiliano

O Dia de São Maximiliano celebra-se a 14 de agosto.

Maximiliano Kolbe Maria foi um presbítero e mártir. Nasceu na Polónia a 8 de janeiro de 1894, sendo batizado com o nome de Rajmund Kolbe. Terá recebido uma visão de Maria aos 10 anos de idade, que o marcaria para a vida. Ingressou aos 13 anos na Ordem dos Frades Menores Conventuais e aos 21 torna-se Frei Maximiliano “Maria” Kolbe.

O seu amor a Maria não se ficou pelo nome: Maximiliano criou uma tipografia católica, editando revistas marianas com tiragens elevadas e iniciou uma emissora de rádio católica, mesmo sofrendo de tuberculose. O seu esforço de divulgação católica estendeu-se até ao Japão, mas com o eclodir da Segunda Guerra Mundial teve de regressar à Polónia, onde acabou por ser preso e enviado para o campo de concentração de Auschwitz.

Em Auschwitz, Maximiliano ofereceu-se para tomar o lugar de um outro prisioneiro sorteado para morrer à fome. Sobrevivendo por duas semanas, Maximiliano foi morto com uma injeção venenosa no dia 14 de agosto de 1941, para desocupar o lugar para outros. O seu compatriota João Paulo II canonizou-o em 1982 em Roma, numa cerimónia onde esteve presente o sobrevivente do campo de concentração que São Maximiliano se ofereceu para tomar o lugar.
São Maximiliano Kolbe é o padroeiro dos eletricistas, da rádio amadora e dos esperantistas.

Sao_Maximiliano_Maria_Kolbe.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s