Dia de Santa Hermínia

O Dia de Santa Hermínia celebra-se a 25 de agosto.

Hermínia era uma simples camponesa pobre e iletrada que se tinha instalado na cidade francesa de Reims mais o seu marido no século XIV.
Após a morte do marido, que era mais idoso, Hermínia começou a receber visões noturnas de anjos e demónios que acenderam a polémica numa altura de cisma na Igreja Católica, de bruxaria, de peste, de discernimento de espíritos e das doenças mentais.

A santa tanto era visitada pela Virgem Maria e por santos como era atacada por demónios disfarçados e por animais, sendo exposta em espetáculos carnais. Todos os seus sonhos foram anotados pelo frade agostiniano Jean le Graveur, seu confessor.

Hermínia foi atormentada por estes sonhos durantes 10 meses, até morrer a 25 de agosto de 1396. A santa é descrita em livros como “pobre de dinheiro, mas rica de paciência e de humildade”. As suas visões foram avaliadas pela Igreja Católica que permitiu o culto da santa.
Alguns autores versaram sobre a vida de Hermínia, sobre se seria realmente uma santa, uma impostora, uma bruxa ou uma doente mental, alimentando muitas páginas de controvérsia.

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s