São Genésio de Arles

Genésio de Roma (em latim: Genesius; em italiano: Genesio) viveu durante o século III. É o santo padroeiro dos atores, dos músicos, dos humoristas e dos advogados. É invocado, também, contra a epilepsia. É comemorado no dia 25 de agosto. Viveu em Roma com a profissão de ator comediante, era líder de um grupo de teatro.

São Genésio de Arles é um santo da Igreja Católica que nasceu em Arles, França, em data desconhecida e faleceu decapitado em 303 ou 308.
São Genésio de Arles é um santo da Igreja Católica que nasceu em Arles, França, em data desconhecida e faleceu decapitado em 303 ou 308.
Foi notário militar, sob as ordens dos imperadores Maximiano e Diocleciano.
Patrono dos notários, escrivães e secretários, a sua festa celebra-se no dia 25 de Agosto.

A lenda
Segundo a lenda, São Genésio, em uma apresentação para o imperador romano Diocleciano, ridicularizava a fé cristã. Porém, quando apresentava a recepção do sacramento do batismo, foi convertido milagrosamente e proclamou-se cristão. Diocleciano, achando-o realista demais, mandou Pláucio, prefeito do pretório, torturá-lo com a intenção de fazê-lo voltar a sacrificar para os deuses pagãos. Insistindo em defender o cristianismo, resistiu às torturas, levando Pláucio a decapitá-lo.
Passou a ser venerado no século IV e uma igreja foi construída e, posteriormente, reformada e ampliada pelo papa Gregório III em 741; mesmo assim sua existência é duvidosa.

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s