Dia de São Raimundo

O Dia de São Raimundo Nonato celebra-se a 31 de agosto.
San Ramón Nonato foi um santo católico que nasceu em 1204 em Portell, na Catalunha e que faleceu a 1240 em Cardona, Catalunha.

História de São Raimundo
Desde pequeno se inclinou para a vida religiosa. De família pobre, Raimundo começou a trabalhar em criança como pastor. Visitava muitas vezes a ermida de São Nicolau para venerar uma imagem de Nossa Senhora e dizia-se que era um anjo que lhe guardava o rebanho durante essas visitas.
Aos 20 anos, Raimundo juntou-se à Ordem de Nossa Senhora das Mercês, uma ordem que resgatava os cristãos presos pelos mouros nas prisões da Argélia. Nesta ordem recebeu o hábito das mãos de São Pedro Nolasco.
O santo dedicou o resto da sua vida a lutar contra a escravidão, a libertar os escravos e a manter neles a fé cristã. Numa missão de salvamento, Raimundo entregou-se como escravo, aos 22 anos, na Argélia, com o objetivo de animar os prisioneiros e de pregar nas prisões. Os próprios guardas se converteriam com a palavra de São Raimundo.
A sua obra corajosa incomodou as autoridades que o perseguiram. Para impedir que ele continuasse a pregar o Evangelho e a disseminar a libertação dos escravos, perfuraram os lábios do santo com ferros quentes e trancaram a sua boca com um cadeado.
Aos 39 anos foi libertado da prisão e voltou a Espanha. Foi nomeado cardeal e conselheiro particular pelo papa Gregório IX mas não conseguiu chegar a Roma onde era esperado. Acabaria por falecer aos 40 anos, com as febres da viagem.
O santo foi sepultado na Igreja de São Nicolau que visitava em criança e canonizado em 1657 pelo Papa Alexandre VII.

Santo Padroeiro
São Raimundo é o padroeiro das parteiras, dos obstetras, do parto, das grávidas, das pessoas com febre e das pessoas falsamente acusadas. O nome “Nonato” significa “não nascido”. O santo foi retirado da barriga de sua mãe que tinha morrido antes de ter conseguido dar à luz.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s