Dia de São Zacarias

O Dia de São Zacarias é celebrado a 6 de setembro.
Segundo a tradição cristão, é no dia 6 de setembro que se comemoram os pais de São João Batista: São Zacarias e Santa Isabel.
De acordo com o Evangelho de Lucas, “ambos eram justos diante de Deus, e de modo irrepreensível seguiam todos os mandamentos e preceitos do Senhor”. De idade avançada, e com Isabel estéril, foi com estupefação que Zacarias recebeu o aviso do Arcanjo Gabriel de que a sua esposa iria dar à luz. Perante as suas dúvidas, o anjo fez com que Zacarias ficasse mudo até ao nascimento do bebé. Foi só quando Zacarias escreveu numa tábua que a criança se chamaria João, como desejava Isabel, que ele recuperou a fala.
Zacarias foi um sacerdote do Templo de Jerusalém e um grande profeta que anunciou a chegada humilde de Jesus Cristo num jumento à cidade de Jerusalém, assim como o regresso do povo desterrado à Terra Prometida. Segundo a profecia de São Zacarias, Jesus vinha “anunciar a paz aos povos; o Seu reino se estenderá de um a outro mar”.
São Zacarias terá falecido com uma idade muita avançada. Segundo o catolicismo ele morreu no ano 12 d.C. quando São João teria 18 ou 19 anos. Já de acordo com o Proto-Evangelho de Tiago, São Zacarias é morto por altura do nascimento de Cristo, por ocultar o seu filho do exército de Herodes que perseguia e matava as crianças de Belém. Acredita-se que foi sepultado na Grande Mesquita de Alepo, na Síria.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s