Os 7 melhores sítios para beber cerveja artesanal no Porto

Se gosta de cerveja artesanal nacional, internacional, à pressão ou engarrafada, tenho aqui esta lista com os melhores sítios para provar e beber a bebida do momento no Porto!

Brewpub e Tap Room: quais as diferenças?
Antes de começar a desvendar, um por um, os melhores sítios para beber cerveja artesanal, é importante explicar-lhe a diferença entre os termos brewpub e tap room. O primeiro é um pub onde são servidas cervejas de produção própria. Uma tap room é uma sala instalada dentro de uma fábrica cervejeira e tem como principal propósito dar a conhecer a cerveja que é produzida na casa.

Letraria – Craft Beer Garden

Letraria – Craft Beer Garden.png
Nas traseiras do número 101 da Rua da Alegria, em plena cidade Invicta, encontra um refúgio com um amplo jardim e um chafariz que responde pelo nome de Letraria – Craft Beer Garden. E aqui, cerveja artesanal é o que não falta: reúne debaixo do mesmo teto 40 referências, entre as quais destaco a cerveja artesanal minhota, a Letra, e a dinamarquesa Mikkeller. Para elevar a experiência de beber cerveja artesanal, saiba que neste espaço moderno há edições em garrafa que são maturadas em barrica do vinho do Porto e Moscatel para acompanhar tábuas de queijos ou enchidos!

A Fábrica da Picaria

A Fábrica da Picaria.png
A primeira coisa que vai reparar ao entrar na Fábrica da Picaria são as cubas de inox brilhante que ocupam a zona central e percorrem os dois andares do espaço. E não é caso para admiração: é que neste brewpub situado na baixa do Porto não vai encontrar cerveja artesanal engarrafada. O conceito da cervejaria é passar diretamente da “cuba ao copo”, de forma a preservar ao máximo a pureza e a qualidade da cerveja.
Uma das cervejas que vai poder experimentar à mesa das duas salas ou da esplanada do número 72 da Rua da Picaria é a Lager da Fábrica, uma cerveja de marca própria feita de malte Pilsen, aromática, leve, dourada e com espuma cremosa. E como, regra geral, a bebida puxa comida, saiba que a Fábrica da Picaria é famosa pelos seus petiscos. Experimente os pregos de carne de lombo simples ou com queijo da ilha, hambúrgueres, linguiça ou as tábuas de enchidos e queijos.

Catraio Craft Beer Shop

Catraio Craft Beer Shop.png
“Adoramos cerveja”, este é o lema do Catraio Craft Beer Shop, um bar descontraído que tem morada fixa na baixa do Porto desde 2015 e onde os amantes de cerveja artesanal se reúnem de terça a sábado, a partir das 16 horas. E se há alguém que percebe de cerveja são eles: ao entrar vai encontrar uma equipa que está ansiosa por recomendar-lhe uma cerveja ao seu gosto, entre uma oferta de mais de 100 marcas nacionais e internacionais.
Para beber à pressão, na esplanada ou no espaço interior, tem disponível, por exemplo, a Vandoma Rua Escura, Oitava Colina Vila Maria, Weihenstephaner Vitus ou a OPO 74 Red Mosquit. Contudo, para alimentar o espírito da descoberta, todos os meses há novidades e nas cervejas de pressão nunca se repete um barril. E dizemos-lhe mais. Como o Catraio Craft Beer Shop também tem uma loja, pode levar para casa a sua cerveja artesanal preferida!

Bierhaus

Bierhaus.jpg
Apesar de estar em alemão o nome não engana. É uma casa da cerveja, com certeza, ou não fosse esse o lema do novo bar da Rua Cândido dos Reis.
O espaço, onde anteriormente funcionava o bar Trem das 11, foi decorado com o imaginário de uma taberna cosmopolita onde predominam o ferro e a madeira e os tons quentes e castanhos escuros. O balcão é espaçoso e convidativo, mas também há mesas e bancos altos na sala e uma zona mais recatada com mesas, cadeiras e sofás corridos.
A casa tem uma parceria com a Bohemia da Sagres, mas pode-se escolher de entre uma vasta seleção de cervejas à pressão ou em garrafa. Obviamente, há maior atenção para as marcas artesanais e portuguesas, como a Sovina, a Maldita, a Musa, a Topázio e a Letra, mas, nas cerca de 30 referências disponíveis, também há cervejas estrangeiras mais comuns como a Heineken ou a Guiness e algumas mais exóticas como a Isleña. E ainda há cidra para quem quiser variar.
Se a fome apertar, não há problema. A Bierhaus tem vários petiscos para satisfazer os mais exigentes apetites como tábuas de queijos e enchidos, saborosas conservas nacionais (bacalhau, atum, cavala, sardinha e salmão) e as especialidades marinadas da casa servidas em apelativos frascos de vidro (queijo de cabra picante, queijo da ilha, tremoços à madeirense, azeitonas e linguiça picante).

Pausa Bar

Pausa Bar.jpg
O Pausa Bar, é um dos melhores bares de cerveja artesanal no Porto. É um espaço que transpira elegância e intimidade, desde a selecção musical às mesas pequenas, ideais para um encontro romântico ou para um pequeno grupo de amigos.
O Pausa Bar é um dos poucos bares de cerveja artesanal no Porto onde se pode efectivamente pedir e obter um aconselhamento relativamente à escolha da cerveja a beber. Os donos, os irmãos Abílio e José, têm toda a disponibilidade e sabedoria para te aconselharem na escolha da cerveja adequada ao teu palato às próprias custas, já que a política da casa é servir o cliente até este estar satisfeito.
No Pausa Bar encontrarás mais de 40 variedades de cerveja, gins e whiskys, cocktails e algumas opções de vinho de mesa e de vinho do Porto.

Bonaparte Downtown

Bonaparte Downtown.jpg
No Bonaparte Downtown, podes definitivamente encontrar uma sólida selecção de cervejas (mais de 25 variedades, a maior parte das quais da Alemanha e da Bélgica). Podes também encontrar várias opções de whisky (da Escócia, Irlanda e dos Estados Unidos), vinho do Porto e rum.
Algo único no Bonaparte é que podes desfrutar não só de uma bebida como de uma refeição. Por isso, é um dos melhores bares de cerveja artesanal no Porto para assistir a jogos de futebol ou para um encontro romântico.

Cervejaria do Carmo

Cervejaria do Carmo.jpg
A Cervejaria do Carmo é a escolha mais despretensiosa desta lista de melhores bares de cerveja artesanal no Porto. Tem umas mesas no piso térreo, outras no piso superior, e uma magnífica esplanada voltada para o centro da vida noturna do Porto.
A Cervejaria do Carmo tem 14 cervejas diferentes de pressão, sendo a maioria portuguesas. Tem também cerca de 50 cervejas diferentes de garrafa, sendo a maioria portuguesas, dando maior destaque às cervejas da região do Porto.
Aqui poderás também pedir umas tábuas de queijos ou de enchidos, ou até uma francesinha.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

2 comentários

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s