Dia de Nossa Senhora da Penha

O Dia de Nossa Senhora da Penha festeja-se a 8 de setembro.
Nossa Senhora da Penha de França, ou simplesmente Nossa Senhora da Penha, é um dos nomes dados a Santa Maria, mãe de Jesus.

Lenda de Nossa Senhora da Penha
Nossa Senhora terá aparecido a um monge francês chamado Simão. Este monge sonhou que uma resplandecente imagem de Nossa Senhora estava enterrada no alto de uma montanha de difícil acesso e a chamar por ele. Em resultado das guerras entre cristãos e muçulmanos, os cristãos enterravam as suas imagens religiosas para as poupar da destruição.
Simão procurou então a serra afincadamente, durante cinco anos, mas sem sucesso, até que um dia lhe informaram que a serra que ele descrevia se encontrava em Espanha, num local onde o rei Carlos Magno terá lutado contra os mouros. Dirigindo-se à serra chamada Penha de França, Simão andou durante três dias e três noite sem interrupção à procura da imagem, porque ele ouvia uma voz que lhe dizia “Simão, vela e não durma!”. Por esta razão ele ficou conhecido como Simão Vela.
Cansado de tanto andar e escalar, Simão parou para descansar, e foi aí que encontrou uma formosa senhora sentada ao pé dele com o filho ao colo. Esta senhora, que seria Nossa Senhora, disse-lhe onde estava o que ele procurava. Simão Vela com a ajuda de pastores locais conseguiu então encontrar a imagem que tanto procurava e construiu uma capela simples nesse local. O lugar seria palco de vários milagres e tornar-se-ia famoso, dando lugar mais tarde ao grandioso Santuário de Nossa Senhora da Penha.

Nossa Senhora da Penha em Portugal
A Espanha foi vítima da grande peste. A população, assustada, pediu a intervenção de Nossa Senhora da Penha, e milagrosamente a peste desapareceu. Quando a peste chegou a Portugal, e cientes do que se passou em Espanha, os portugueses fizeram a promessa de construir um grande templo se fossem poupados da peste. Com a extinção da peste contruiu-se o santuário de Nossa Senhora da Penha em Lisboa onde se registaram também acontecimentos extraordinários.
Além de Lisboa, também se encontram igrejas e ermidas em honra da Santa em locais como Braga, Águeda, Ílhavo, Ilha Terceira, São Miguel e Faial.

Festas de Nossa Senhora da Penha
Apesar do Dia de Nossa Senhora da Penha de França se celebrar liturgicamente a 8 de setembro, existem várias datas para as festas em honra da Santa em Portugal, como em maio e em julho. Em Ílhavo, por exemplo, a festa em honra de Nossa Senhora da Penha de França realiza-se no primeiro fim de semana de julho, fazendo a festa parte do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s