Dia de São Adriano

O Dia de São Adriano celebra-se a 8 de setembro.
Adriano de Nicomédia (Turquia) foi um guarda do império romano que viveu entre o século III e o século IV.

História de São Adriano
Durante a perseguição do imperador Diocleciano aos cristãos, Adriano teve contato direto com as brutalidades cometidas e com toda a valentia dos cristãos, que se prestavam a morrer por alguém que não conheciam. A coragem dos cristãos era tanta que o próprio Adriano ficou tocado e pediu para se juntar aos cristãos, declarando a sua fé publicamente.
Lançado à prisão para junto dos cristãos, Adriano ainda foi batizado pelos seus novos irmãos e visitado pela sua esposa, Natália, que se disfarçou de menino para o conseguir ver e se despedir dele.
Os seus braços e pernas foram dilacerados por martelos sobre bigornas e a sua cabeça decapitada. Adriano morreu a 4 de março de 306 perante o olhar aterrorizado de Natália.
O seu corpo foi levado para ser queimado juntamente com outros cristãos mártires. Segundo a história de São Adriano, no momento de queimar os corpos ocorreu uma tempestade que atingiu os carrascos e que apagou o fogo.
O corpo despedaçado de São Adriano foi então levado por Natália e por outros cristãos para ser sepultado em Bizâncio. Natália ainda tentou compor o corpo de Adriano antes do enterro. Quando morreu, Natália foi sepultada junto aos mártires cristãos.

Festas de São Adriano
Na Igreja Católica São Adriano é comemorado isoladamente a 8 de setembro.
Na Igreja Ortodoxa o santo é comemorado juntamente com a esposa, Santa Natália de Nicomédia, a 8 de setembro, mas também é celebrado isoladamente nos dias 4 de março e 26 de agosto.

Santo padroeiro e representação
São Adriano é considerado o padroeiro dos velhos soldados, dos guardas, dos comerciantes de armas e dos talhantes. É um dos grandes santos militares na história da Europa, com especial culto na Bélgica, na França e na Alemanha.
É normalmente representado com armas e uma bigorna.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s