Dia Nacional das Casas do Povo

O Dia Nacional das Casas do Povo decorre a 11 de setembro.
As casas do povo são associações locais de fins sociais e culturais que organizam diversas atividades com vista à animação e à integração do povo na sociedade.
As casas do povo surgiram em 1933 com o Decreto-Lei n.º 23 051. Foram criadas pelo regime do Estado Novo, como uma peça chave da organização corporativa do trabalho rural.
As casas do povo funcionavam como organismos de defesa dos interesses dos trabalhadores agrícolas e de atribuição de previdência social. Cada casa do povo atuava na sua freguesia, detendo personalidade jurídica.
Com o passar dos anos as casas do povo mudaram a sua atuação, mas mantiveram o objetivo de contribuir para o desenvolvimento social e cultural das comunidades locais.
Foi em 1982, com a Lei nº. 4/82 de 11 de janeiro, que as casas do povo começaram a deter o estatuto jurídico de pessoas coletivas de utilidade pública, de natureza associativa.
Atualmente as atividades das casas do povo consistem principalmente no apoio a idosos e a crianças, na ocupação dos tempos livres e na promoção do convívio entre a população, com a organização de equipas e de torneios desportivos para as crianças e jovens, a realização de feiras, de atividades musicais e lúdicas, entre outros.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s