Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul

O Dia das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul celebra-se anualmente a 12 de setembro.
Este dia celebrou-se pela primeira vez em 2004. A data original do Dia da ONU para a Cooperação Sul-Sul era 19 de dezembro, mas foi mudada em 2011 para a data da adoção do Plano de Ação de Buenos Aires sobre a Cooperação Técnica entre Países em Desenvolvimento, de 1978.
A cooperação Sul-Sul é uma parceria entre países em desenvolvimento, com desafios comuns, que envolve o intercâmbio de recursos, de tecnologia e de conhecimentos. A cooperação Sul-Sul é encarada pela ONU como um complemento importante à cooperação Norte-Sul e não como o seu substituto.
O termo “Sul” indica que muitos países se localizam no hemisfério sul, mas existem alguns países com território parcial ou integral no hemisfério norte nesta aliança. No geral, a cooperação Sul-Sul inclui países da América Latina, da África, da Ásia e da Oceânia. Brasil, Índia, China, Venezuela e África do Sul são alguns países em destaque nesta cooperação Sul-Sul. Blocos regionais como o Mercosul e a Unasul também são relevantes para fortalecer os laços de cooperação internacional a Sul.
A data celebra as relações entre estes países e as conquistas conseguidas, assim como é uma oportunidade para refletir no que ainda é preciso fazer, estabelecendo-se uma agenda com novos objetivos para os próximos anos.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s