Dia de São João Crisóstomo

O Dia de São João Crisóstomo, arcebispo de Constantinopla, comemora-se liturgicamente a 13 de setembro.
São João Crisóstomo nasceu por volta de 347 em Antioquia, Síria, e morreu em 407 em Comana Pôntica, Ponto.
Crisóstomo, que significa “da boca de ouro” em grego, é considerado o maior orador cristão da história. Conhecido pelas suas inspiradas homilias, pela sua ímpar oratória e pela acutilante denúncia dos abusos de poder na sua época, o santo foi proclamado Doutor da Igreja. Junto com Basílio, o Grande e Gregório Nazianzeno, João Crisóstomo forma os Três Grandes Hierarcas.
“Basta um só homem, para reformar todo um povo” é uma das frases famosas de São João Crisóstomo que manteve uma prolífica atividade literária e que combateu todos os abusos que conhecia no seio da Igreja e da sociedade.
As suas homilias eram amadas pelo povo pela explicação simples e prática das Sagradas Escrituras. As suas explicações e acusações eram tão vívidas que as multidões se convertiam e saíam revoltadas pela cidade mutilando estátuas do imperador. A construção de hospitais e a ajuda que prestou aos pobres e doentes tornaram-no ainda mais popular junto do povo.
Ao condenar e denunciar o luxo e a imoralidade do clero e da nobreza, São João teve problemas com a alta nobreza, em especial com a imperatriz Élia Eudóxia que ordenou o seu exílio por duas vezes. O primeiro exílio foi contestado pelo povo e interrompido por um terramoto que foi encarado pela imperatriz como insatisfação divina. O segundo revelou-se fatal para São João, que não sobreviveu aos sofrimentos da longa viagem.
São João Crisóstomo morreu a 14 de setembro de 407. As suas últimas palavras foram “Glória a Deus por todas as coisas”, em jeito de resumo da sua vida. Na Oriente o santo é celebrado a 14 de setembro e no Ocidente a 13 de setembro.
Crisóstomo é o padroeiro de Constantinopla, dos oradores, pregadores e da educação.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s