Dia da Virgem do Caminho

Standard

O Dia da Virgem do Caminho ou Nossa Senhora do Caminho é comemorado no dia 15 de setembro. Já na data de 5 de setembro comemora-se a inauguração da primeira Basílica em louvor ao seu nome. Seu nome vem de um título dado a Virgem Maria, muito venerada na Espanha. No Brasil não se tem nenhuma celebração católica de grande porte, mas seu nome é honrado em seu dia santo. Virgem do Caminho é padroeira de Leão, da província e de Pamplona, na Espanha. O local onde se encontra seu templo também recebe o nome de A Virgem do Caminho, que faz parte do Caminho de Santiago onde é um importante local de romaria.

Representação da Virgem do Caminho
Não se sabe muita coisa sobre a história da Virgem do Caminho, mas o que se tem como sendo provável, é que um Pastor, Alvar Simón Fernández, de Velilla de la Reina (município de Cimanes del Tejar) que fica na província de Leão, na data de 02 de julho de 1505, avistou a Virgem no meio de uma luz muito intensa enquanto recolhia o gado em um local chamado El Humilladero. Ali havia uma pequena capela, e hoje, há a construção de uma igreja. A Santa Sede nomeou o título a Virgem do Caminho de padroeira da região de Leão no ano de 1914. Uma Basílica em honra a virgem foi inaugurada em 05 de setembro de 1961. No local antes existia um santuário que pertencia a ordem dos Dominicos que foi pedido pelo Bispo de Leão, Luis Almarcha.
Seu nome “do Caminho” representa todo o caminho de peregrinação sofrida, tem ligação ao Caminho de Santiago, que é a grande rota de peregrinação, na Península Ibérica. O Caminho de Santiago são percursos feitos por peregrinos. Sua importância era superada somente pela Via Francigena, que ia até Roma e Jerusalém, e quem a fizesse seria dada indulgência plena de todos os pecados.
A peregrinação também é conhecida como “o Caminho”, e hoje em dia não é mais feita somente por motivos religiosos. Acabou tornando-se um lugar de cultura e roteiro espiritual de muita influência entre as pessoas. Centenas e Milhares de pessoas percorrem o Caminho todo ano. Estão espalhados por toda Europa e se encontram até os caminhos espanhóis. Excepcionalmente o Caminho Português e o Caminho da Prata. Todo o percurso do caminho da peregrinação é feito a pé, mas algumas pessoas também fazem de burro, cavalo ou bicicleta.

Representação e Títulos dados a Virgem do Caminho
A imagem/estátua da Virgem do Caminho se encontra na Catedral de Leão, representada pela Virgem sentada, com um semblante muito sofrido e Jesus morto em seu colo. Já em outras imagens de folhetos de orações e semelhantes, encontra-se a Virgem encostando sua cabeça junto a de seu filho, com um olhar amoroso e de esperança.

Vários títulos foram dados a Virgem do Caminho e aqui segue, em ordem cronológica:
– Padroeira do Reino de Leão a partir de 1738. Um decreto real de 1778 dá o mesmo título.
– Padroeira Principal da região de Leão. Em 1914 o Papa Pio X alterou o título anterior a padroeira principal da região de Leon.
– Papa Bento XV concedeu a sua coroação a canonização. Não se celebrou sua canonização até o ano de 1930.
– Regedora Perpétua da cidade de Leão. Ela foi premiada com este título durante a Guerra Civil Espanhola, na data de 19 de maio de 1938.
– Ganhou a Medalha de Ouro e Brilhantes da Província de Leão, em 30 de junho de 1954 com o título de Padroeira da Estrada.
– Regedora Honorária e Perpétua do Conselheiro da cidade de Valverde da Virgem, em 30 de junho de 2005.
– Na Basílica menor, o Papa Bento XVI concedeu-lhe o título canônico em 24 de fevereiro de 2009.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s