Dia Internacional da Grenache

Standard

O Dia Internacional da Grenache observa-se a 15 de setembro em 2018 (Sábado).
Este dia celebra-se anualmente na terceira sexta-feira de setembro. Foi criado pela Associação Grenache em 2010 no Simpósio Internacional Grenache com o objetivo de divulgar a grenache, que apesar de ser a segunda casta vinífera mais cultivada do mundo, ainda é pouco popular mundialmente. Como é misturada com outras variedades, e poucas vezes usada em versão varietal, sem o nome discriminado no rótulo das garrafas, a grenache ainda não é muito conhecida pelas massas.
Também conhecida como grenache, cannonau e garnatxa, a grenache é uma das uvas mais cultivadas e apreciadas no mundo. A uva grenache é oriunda de Espanha, mas a França, a Austrália, a Itália e os Estados Unidos também são grandes países produtores deste tipo de uva.
Sendo uma uva versátil, ela é utilizada para gerar vinhos rosés, brancos, tintos secos e doces. Pimenta, framboesas e ervas constituem os aromas e os sabores elementares da grenache. Os vinhos com esta uva acompanham muito bem os mais variados pratos devido ao seu corpo aveludado e às suas notas frutadas e condimentadas.
O Dia Internacional da Grenache é uma grande oportunidade para conhecer melhor os vinhos com esta uva, seja para provar pela primeira vez ou para descobrir novos vinhos. Neste dia organizam-se provas de vinhos selecionados com esta uva.
Os famosos Chateauneuf-du-Pape, Côte du Rhône e Banyuls, são exemplos de vinhos com uva grenache.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s