U2 de volta a Portugal

Standard

A nova digressão dos U2, a “Experience + Innocence Tour”, chega este fim de semana a Portugal, com a banda irlandesa a dar dois concertos na Altice Arena, em Lisboa, praticamente esgotados.
Os espetáculos de 16 e 17 de setembro assinalam a sexta vez que os U2 atuam em Portugal, oito anos depois de terem feito dois concertos lotados no Estádio Cidade de Coimbra, em outubro de 2010. Em 1982, tocaram no festival de Vilar de Mouros e em 1993, 1997 e 2005 atuaram no Estádio José de Alvalade, em Lisboa.

Os U2 convidarem Ana Moura para uma colaboração nos seus concertos, este domingo e segunda-feira, no Altice Arena, em Lisboa. A cantora dará voz ao movimento #womenoftheworldtakeover. Em todos os espectáculos da digressão é apresentado um vídeo, que promove a acção global Poverty is Sexist, da organização ONE, no combate às causas que mantêm mulheres dos países menos desenvolvidos numa condição de pobreza extrema. O vídeo mostra um coro a cantar Women of the World, de Ivor Cutler, canção popularizada por Jim O’Rourke. Será nessa ocasião que surgirá a participação especial de Ana Moura.

Fundada por Bono e outros activistas, a ONE é uma organização apartidária e sem financiamentos públicos cuja actividade passa pela pressão junto dos líderes políticos e pela realização de campanhas mundiais para a sensibilização de todos na necessidade de luta contra a injustiça e desigualdade, é descrito na nota de imprensa enviada às redacções. A organização conta com mais de 9 milhões de membros e a sua actividade é guiada, não pelo apelo a doações ou caridade, mas pelo pedido às pessoas para que se envolvam, usem a sua voz e se façam ouvir, individual e colectivamente.

A atual digressão começou em maio nos Estados Unidos, mas a etapa europeia só arrancou no início deste mês, num concerto atribulado em Berlim, interrompido por problemas vocais de Bono.
Se se mantiver o plano das datas mais recentes, os U2 deverão tocar mais de 20 canções na Altice Arena. O alinhamento deverá estar cenicamente dividido entre dois palcos, um com mais destaque visual e outro mais intimista.
Embora os dois registos mais recentes, “Songs of Innocence” (2014) e “Songs of Experience” (2017), sejam a razão de ser da digressão, deverá haver muito espaço para pegar no retrovisor e olhar para a carreira, que começou em 1976 em Dublin.
Os U2 chegam a Lisboa depois de quatro datas em Paris, onde tocaram temas como “Beautiful Day”, “Elevation”, “Sunday Bloody Sunday”, “I will follow” e “City of blinding lights”. Abriram com “The blackout” e fecharam com “13 (There is a light)”, ambos de “Songs of Experience”.
Os U2 integram Bono, The Edge, Adam Clayton e Larry Mullen Jr

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

transferir.jpg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s