Dia de São Roberto Bellarmino

O Dia de São Roberto comemora-se a 17 de setembro.
Roberto Francesco Romolo Bellarmino foi um jesuíta e cardeal italiano nascido a 4 de outubro de 1542 em Montepulciano e falecido a 17 de setembro de 1621 em Roma.
Sobrinho do Papa Marcelo II, Roberto Belarmino teve contacto com muitos padres, decidindo tornar-se ele próprio um religioso. Dotado de apurada inteligência e extraordinária oratória, Roberto entrou para o seminário dos jesuítas em 1560, sendo ordenado sacerdote em 1570. Ele foi o primeiro jesuíta a dar aulas numa universidade, ao tornar-se professor de teologia na universidade de Louvain, Bélgica.
Roberto foi depois chamado pelo Papa Gregório XIII para Roma para ensinar teologia no Colégio Romano. As suas aulas eram muito procuradas e geradoras de interessantes debates, servindo como base para a grande obra literária de São Roberto, as “Lições relativas às controvérsias da fé cristã contra os hereges contemporâneos”, uma das obras de teologia mais consultadas de sempre, composta por vários livros que levaram 11 anos a serem escritos.
Roberto foi ganhando a confiança de sucessivos Papas, sendo enviado por estes em diferentes missões e exercendo novas funções e importantes cargos. Numa dessas missões, São Roberto foi encarregue pelo Papa Paulo V de derrubar e de condenar a polémica doutrina de Copérnico de que a terra se movia à volta do sol imóvel.
São Roberto, que sempre apresentou alguma debilidade física durante a sua vida, acabou por falecer aos 78 anos em Roma. Antes de morrer ainda colocou em prática os próprios escritos, nomeadamente o seu famoso texto “A arte de bem morrer”, onde defendia a necessidade de encontrar a transição para a morte com serenidade e confiança.
Por todos os seus escritos e pelo seu papel na Contra-Reforma e no seio da Igreja Católica, São Roberto recebeu o título de Doutor da Igreja, sendo beatificado em 1923 e canonizado em 1930.
São Roberto tornou-se no padroeiro dos canonistas, dos advogados de direito canónico, dos catequistas, dos conselheiros e dos catecúmenos.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s