Dia de Santo André Kim Taegon

O Dia de Santo André Kim Taegon comemora-se a 20 de setembro.
Santo André, o primeiro sacerdote e missionário coreano, nasceu em Taegon, a 21 de agosto de 1821 e faleceu em Seul, a 16 de setembro de 1846.
André nasceu numa família nobre e cristã coreana, que mantinha uma igreja particular em sua casa para receber os cristãos e celebrar a missa sem perseguições das autoridades coreanas. Porém, o pai de André foi denunciado e morto, por não negar a fé em Cristo. André, com 15 anos, foi enviado para Macau por missionários franceses, para estudar teologia num centro de formação de padres e missionários. Em Macau, André frequentou fielmente a Igreja de Santo António.
Entre viagens e fugas a perseguições, André conseguiu ordenar-se sacerdote e obter frutos nos seus esforços de evangelização. Durante o seu trabalho missionário foi descoberto e preso pelas autoridades coreanas, às quais recusou negar a fé em Cristo. Este gesto de coragem custou a vida a Santo André que foi decapitado aos 25 anos de idade, em 1846, juntamente com mais 102 mártires. Ele foi assim o primeiro sacerdote mártir coreano.
Em 1984, em visita à Coreia, o papa João Paulo II canonizou santo André Kim Taegon e seus companheiros mártires, delimitando o dia 20 de setembro para a celebração litúrgica.
Santo André é venerado especialmente na Coreia e em Macau, na igreja de Santo António que ele frequentava. Ele é considerado o padroeiro do clero coreano.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s