Dia Internacional do Desporto Universitário

Assinala-se hoje o Dia Internacional do Desporto Universitário. Uma data naturalmente especial, proclamada pela UNESCO em 2015, que vem reconhecer o crescente desenvolvimento do Desporto Universitário pelos 4 cantos do mundo.
Atuante nas dimensões desportiva, educativa e social, o Desporto Universitário assume-se hoje como um dos principais vetores para a massificação da prática desportiva, que por via dos valores cívicos, sociais e humanos se torna um pilar essencial no processo educativo de qualquer sociedade. Ademais, proporciona também a vários estudantes-atletas a oportunidade de se desenvolverem desportivamente, criando mais momentos de competição e experiências internacionais reconhecidamente proveitosas para o seu crescimento enquanto atletas.
Por cá, a realidade desportiva universitária está igualmente em crescendo. As direções das Instituições de Ensino Superior cada vez mais assumem o desporto universitário como estratégico, oferecendo melhores condições para a prática desportiva e estando mais sensíveis para a importância das carreiras duais; o sistema desportivo nacional confia e cada vez mais reconhece o potencial do desporto universitário, tanto pela via do aumento do número de praticantes, como pelas oportunidades de competição oferecidas a jovens esperanças, cujos momentos competitivos nem sempre abundam. Assistimos também por isso a uma transformação de mentalidades, de pensar diferente e, porque não dizê-lo, bem mais à frente do que há anos atrás!
Por fim, uma palavra de profundo agradecimento a todos os que contribuíram e diariamente contribuem para a melhoria e evolução do Desporto Universitário no nosso país. Dirigentes, técnicos desportivos, treinadores, equipas médicas e, claro está, atletas. No passado fim de semana assinalámos esta data especial, na cidade do Porto, com conferências, debates e onde juntámos centenas de pessoas a praticar desporto, desde estudantes do Ensino Superior de várias academias do país a pais, filhos e avós da cidade do Porto, num verdadeiro hino à atividade física. No entanto, as comemorações não se ficam por aqui! Estas são extensíveis a toda a época desportiva que se avizinha, para juntos e diariamente exaltarmos a festa do Desporto Universitário!

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s