Dia da Nossa Senhora das Mercês

Nossa Senhora das Mercês é uma das múltiplas denominações com as que é conhecida, invocada e venerada a Virgem Maria, madre de Jesus Cristo dentro das crenças da Igreja Católica, cuja celebração é o dia 24 de setembro, tendo sido oficializada sua festa em 1696 pelo Papa Inocêncio XII.
O culto pela Nossa Senhora das Mercês se originou na Espanha, durante o período da invasão árabe na península ibérica, onde muitos espanhóis eram perseguidos e escravizados pelos mouros.
Em 1218 estando Pedro Nolasco em Aragão junto com Raimundo de Penhaforte teve a aparição da Virgem Maria em pessoa num sonho onde pedia para ele fundar uma ordem liberadora com o objetivo de proteger os cristãos cativos.
Mais tarde a Nossa Senhora das Mercês estenderia a sua proteção para os marinheiros e os mercadores.
A lenda conta que, ao comentar isto para o Rei da Espanha D. Jaime I o Conquistador, ele os surpreendeu ao contar para eles que também teve o mesmo sonho.
Assim foi fundada com ato solene na Catedral de Barcelona pelo Bispo da mesma, D. Berenguer de Palou a Ordem Real e Militar da Bem Aventurada Virgem Maria das Mercês para a Redenção dos Cativos, sendo Pedro nomeado o grão-mestre da Ordem e posteriormente canonizado com o nome de São Pedro Nolasco.
O Bispo ofereceu de presente a cruz da catedral de Barcelona e o Rei lhe brindou o brasão de armas da Coroa de Aragão, com a união destes dois elementos foi criado o escudo mercedário.
A Santa Sé aprovou a nova congregação em 1235 com a bula de confirmação Devotionis Vestrae e agregando a Ordem dentro do grupo de instituições religiosas que seguem a Regra de Santo Agostinho.
Rapidamente a devoção e culto pela Nossa Senhora das Mercês se espalhou por toda Europa, chegando a Portugal em Alenquer, Santarém e posteriormente a Lisboa, através da difusão feita pelos frades mercedários, nome pelo que são conhecidos os membros da Nossa Senhora das Mercês depois de acontecida a morte do fundador em 1272 e mudando para o nome da Ordem de Santa Maria das Mercês.

Nossa Senhora da Misericórdia
Outra designação conhecida da Nossa Senhora das Mercês, que significa obras de misericórdia, é a Nossa Senhora da Misericórdia ou Nossa Senhora das Mercedes, cuja representação iconográfica sempre é desenrolando um manto aberto no que ficam reunidos os devotos e aflitos necessitados de sua ajuda.
Em Portugal existe uma variação desta representação, sendo os marinheiros os protegidos pelo manto da Virgem Maria.
Do mesmo modo, em alguns ícones aparecem anjinhos encadeados aos pés da Virgem, simbolizando os cristãos capturados e submetidos à escravidão pelos muçulmanos só terminando seu sofrimento se renunciavam à doutrina católica e abraçando a fé e os preceitos de Maomé.

Símbolos Mercedários da Nossa Senhora das Mercês
São três os principais símbolos da Ordem dos Mercedários: o hábito branco que costuma se chamar o Hábito de Maria.
É com a entrega desta veste que os postulantes fazem seu ingresso na congregação mercedária.
O segundo símbolo da Ordem é o escapulário, que é reprodução fiel daquela peça branca que a Virgem entregou a São Pedro Nolasco para confirmar o compromisso de devoção e ajuda em favor do oprimido.
Pelo geral, no escapulário se encontra impressa uma imagem do escudo.
O terceiro símbolo é o escudo que expressa a coragem com que assumem os membros da congregação seu compromisso de luta contra o cativeiro, junto com o hábito simbolizam a prática libertadora, numa unidade indivisível.
Está formado por uma cruz branca sobre fundo vermelho, acima de quatro barras vermelhas sobre fundo dourado.
O postulante a frade mercedário tem de cumprir com os três votos gerais de todo religioso que são os de obediência, castidade e pobreza, mas tem de cumprir com um voto adicional, conhecido como o quarto voto mercedário, que era o de, se fosse o caso, trocar-se por um outro escravo preso.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s