Dia Internacional do Direito ao Saber

O Dia Internacional do Direito ao Saber celebra-se a 28 de setembro.
A data enaltece o direito de acesso à informação por parte de toda a gente e as vantagens dos governos transparentes. Promover a liberdade de informação como condição essencial para a democracia e para a boa governança foi um dos objetivos traçados em 2002, num encontro de organizações mundiais que trabalham com liberdade de informação, em Sófia, Bulgária. Deste encontro, que terminou a 28 de setembro, nasceu o primeiro Dia Internacional do Direito ao Saber.

O direito à informação é um direito humano fundamental. Neste dia apela-se à partilha de informação governamental a todos os cidadãos. Todos os anos se realizam nesta data campanhas de sensibilização para o direito à informação e para conseguir sociedades abertas e democráticas onde o cidadão pode efetivamente participar e estar informado.

Conferências, concertos, competições, entrega de prémios, peças de teatro, filmes, abertura de novos de sites, lançamento de livros e de relatórios, são alguns dos eventos realizados neste dia, onde podem participar todos os cidadãos, em especial os jornalistas, os professores, os ativistas, os funcionários públicos, os membros de organizações não governamentais e os membros das organizações civis.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s