Dia Mundial do Surdo

Pela primeira vez em setembro de 1958, em Roma, a capital da Itália, o Dia internacional do surdo foi celebrado pela Federação Mundial de Súbditos. O Dia Internacional do Surdo é comemorado por membros da comunidade surda de todo o mundo (surdos e dos que não são surdos) no dia 30 de setembro ou no último domingo do mês de Setembro de cada ano.

O Dia Mundial do Surdo é comemorado por membros da comunidade surda, e tem com objectivo relembrar as lutas da comunidade ao longo dos tempos, como por exemplo, a luta em prol do reconhecimento da língua gestual em todo o Mundo.

A data do 30 de setembro foi escolhida como dia internacional do surdo por causa do fatídico Congresso de Milão, realizado em 1880, no qual foi criada uma lei para proibir a língua de sinais na educação dos surdos. Isso acabou despertando um isolamento cultural e, consequentemente, a negação da cultura e da identidade surda. Foi o momento mais obscuro da história dos surdos.

O surdo é aquele que tem perda auditiva, e ela pode ser completa ou apenas parcial. Pode ser causada por diferentes motivos, como a idade, doenças, traumas e outros. Mas existem também crianças que já nascem com a surdez.

Existem certas medidas que podem prevenir a perda da audição, mas em alguns casos isso é impossível, não podendo evitar o prejuízo auditivo.

Porém, com o avanço da tecnologia, foram criados alguns itens que podem ajudar os que sofre com este problema. Os aparelhos auditivos ajudam pessoas que tem a audição prejudicada a ouvirem melhor.

Com isso em mente, o tema do dia mundial de surdos (2017) deste ano intitulado “Inclusão total com linguagem gestual” para ajudar o envolvimento mais profundo de pessoas surdas em várias arenas sociais expandindo e compreendendo a linguagem gestual. . Este tema também é enfatizado entende a importância da linguagem dos signos e dos direitos dos surdos em todo o mundo .

língua de sinais (português brasileiro) ou língua gestual (português europeu) é uma língua que se utiliza de gestos, sinais e expressões faciais e corporais, em vez de sons na comunicação. As línguas de sinais são de aquisição visual e produção espacial e motora. São as línguas naturais de cada comunidade de Surdos, ao redor do globo. Há no mundo muitas línguas de sinais usadas como forma de comunicação entre pessoas surdas ou com problemas auditivos. Muitas delas receberam o título de língua oficial em vários países. Com base nas últimas estatísticas relatadas agora, cerca de 70 milhões de pessoas no mundo estão usando a linguagem gestual para se comunicar e, portanto, é imperativo que os direitos de todas essas pessoas sejam levados em consideração em todo o mundo.

Nações Unidas em Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, aprovou formalmente os direitos dos surdos. Artigo 2 desta Convenção é reconhecido linguagem de sinais como língua.

A fim de respeitar os direitos dos surdos iranianos, a linguagem dos signos foi considerada há muitos anos em direito civil, Esta lei, no ano de 1928, foi reconhecida como essa linguagem como meio de comunicação. A primeira pessoa que criou a linguagem de sinais no Irã foi Professor Jabbar Baghcheban.

Atualmente, as ONGs e a Organização Nacional de Bem-Estar dos Surdos,que é uma organização governamental, estão entre as instituições que ajudam os surdos iranianos na República Islâmica do Irã. A Organização Nacional de Assistência aos Surdos, criada em 1350 (1971), tem por objetivo estabelecer a coordenação entre instituições governamentais, não governamentais e de caridade. No programa da organização, há prevenção, tratamento, educação, bem como o emprego e o bem-estar dos surdos, semi-públicos e com dificuldades.

Embora o mundo surdo seja um mundo silencioso,mas seu idioma é uma linguagem misteriosa. De acordo com o autor brasileiro Paulo Quillo,” Existe uma linguagem que vai além das palavras, Se você aprender o segredo desta linguagem idiomática, você pode decifrar o mundo.” O Dia Mundial do Surdo pode ser uma oportunidade para descobrir este mundo.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s