Dia de São Francisco de Assis

O Dia de São Francisco de Assis é festejado a 4 de outubro. Ele é o fundador da Ordem dos Franciscanos e o padroeiro dos animais.
Nascido a 5 de julho de 1182, em Assis, e falecido a 3 de outubro de 1226, em Assis, Giovanni di Pietro di Bernardone, mundialmente conhecido como São Francisco de Assis, foi um frade católico italiano admirado por milhões de fiéis.

História de São Francisco de Assis
Filho de um comerciante e nascido no seio da burguesia de Assis, o santo recebeu o nome de Giovanni em referência a São João Batista.
A origem do nome Francesco (Francisco em português ou “francês” em italiano) é incerta, supondo-se que derivou das raízes francesas da família ou da viagem do santo à França e do seu gosto pela língua e pela cultura francesa.

De jovem indisciplinado, rico e vaidoso, São Francisco de Assis passou a pobre, humilde, missionário, santo e exemplo inspirador de milhões. A história de São Francisco de Assis diz-nos que o santo partiu para a guerra como cavaleiro, com o desejo de ser herói, mas foi capturado e adoeceu.
Incentivado por uma visão, que o incitou a voltar à terra natal, Francisco terá sido tocado pela presença divina no seu regresso, começando a romper com a vida antiga e preocupar-se com os necessitados. O santo ofereceu o seu manto a um leproso e retirou-se para uma caverna para meditar.
Seguindo outra visão, quando estava na igreja da Porciúncula, o santo ouviu que lhe pediam para que reconstruísse a igreja. Por isso, vendeu alguns bens do pai para reconstrui-la e assim foi acusado pelo progenitor de dissipador de fortuna. Francisco despiu as suas roupas e as colocou aos pés do pai, renunciando à sua herança e partindo nu para uma vida de pobreza da qual nunca mais voltou.

Fundação da Ordem Franciscana
O santo começou a sua nova vida como pedreiro, reconstruindo muitas igrejas e passou a ser missionário, tocado por uma passagem do Evangelho de São Mateus.
Também travou conhecimento com a jovem Clara, que seria sua primeira seguidora do sexo feminino, e ajudaria ao santo a fundar a Ordem das Clarissas.
Ganhando seguidores, Francisco dirigiu-se a Roma para obter autorização de formar uma Ordem de pobreza absoluta, a Regra Primitiva, à semelhança de Jesus. Depois de muita insistência e insatisfação perante a riqueza dos católicos de Roma, a Ordem recebeu aprovação para atuar, voltando a Assis para cuidar dos leprosos.
A Ordem foi aumentando e São Francisco realizou várias viagens missionárias e terá efetuado vários milagres de cura. Em 1224, no Monte Alverne, São Francisco recebeu os estigmas de Cristo.
Como é o padroeiro dos animais e do meio ambiente, neste dia também se celebra o Dia Mundial do Animal e o Dia do Médico Veterinário. O santo pregava também aos animais e defendia a inclusão dos animais na celebração da missa, olhando para todos os seres vivos como elementos da Criação serventes a Deus.

Oração de São Francisco de Assis
“Senhor,

Fazei de mim um instrumento de vossa Paz!
Onde houver Ódio, que eu leve o Amor,
Onde houver Ofensa, que eu leve o Perdão.
Onde houver Discórdia, que eu leve a União.
Onde houver Dúvida, que eu leve a Fé.
Onde houver Erro, que eu leve a Verdade.
Onde houver Desespero, que eu leve a Esperança.
Onde houver Tristeza, que eu leve a Alegria.
Onde houver Trevas, que eu leve a Luz!

Ó Mestre,

fazei que eu procure mais:
Consolar, que ser consolado;
Compreender, que ser compreendido;
Amar, que ser amado.
Pois é dando, que se recebe.
Perdoando, que se é perdoado e
É morrendo, que se vive para a vida eterna!”

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s