Dia Mundial do Trabalho Digno

O Dia Mundial do Trabalho Digno celebra-se a 7 de outubro.
Muitos Trabalhadores não podem viver uma vida digna. Os salários que não são suficientes para a vida, o emprego precário, as más condições de trabalho, o trabalho que provoca a doença e a exploração do trabalho infantil fazem parte da vida quotidiana de muitos, para além de a muitos ser negado o direito a sindicalizar-se e de uma grande percentagem de trabalhadores no Sul trabalharem no sector informal.

A situação laboral é incerta e a segurança laboral não está garantida. Em muitos casos as pessoas ganham muito pouco para eles e suas famílias se poderem libertar da pobreza. O acesso à educação, à saúde, à habitação, à alimentação, aos serviços e à proteção social, são muito limitados, mas são fundamentais para levar uma vida digna.

O sistema mundial capitalista exerce violência estrutural. Os países ricos do Norte impõem o seu poder económico contra os países pobres do Sul. Exploram as matérias-primas enquanto exportam os seus produtos agrícolas subsidiados destruindo assim a economia local. As empresas multinacionais compram terras e, portanto, violam os direitos de propriedade, os direitos costumeiros e a auto-suficiência da população. Milhões de pessoas que fogem da pobreza não são aceites. Os políticos tentam afastá-los das fronteiras da Europa.

O capitalismo financeiro globalmente ativo domina e dirige a economia e a política em todo o mundo. São os grandes gestores de ativos e do dinheiro, poderes económicos que saíram vitoriosos da Globalização, numa ânsia de ganancia, à custa dos trabalhadores, dos desempregados, dos débeis, dos pobres e dos excluídos.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s