Dia Mundial do Audiologista

Dia Mundial do Audiologista assinala-se hoje: cuide dos seus ouvidos
A perda auditiva pode ocorrer em qualquer momento da nossa vida, seja por fatores genéticos ou por outros motivos, como problemas de saúde, o ambiente ao qual a pessoa está exposta, traumas e alguns medicamentos.
No Dia Mundial do Audiologista, celebrado hoje, 10 de Outubro, a GAES alerta para esta realidade e para a importância da prevenção desta condição.

Um dos muitos fatores responsáveis pela perda de audição é a exposição continuada a sons elevados [acima de 85 decibéis (dB)]. As células auditivas, quando expostas a elevados níveis de ruído, são destruídas e, consequentemente, perdem e capacidade de reagir ao som.

Neste dia, baixe o volume e atente nos seus ouvidos. Ainda que, aparentemente, não sofra de qualquer tipo de diminuição auditiva, estar atento e fazer rastreios anualmente permite avaliar a evolução de eventuais perdas.

“Este dia serve para que demos atenção a um dos sentidos que mais importância tem no nosso quotidiano: a audição. Neste Dia Mundial do Audiologista, pare e escute. Pense nos seus ouvidos e valorize esta capacidade. Perceba se existe uma tendência familiar para a perda de audição e se os ambientes que frequenta são potenciadores deste tipo de problemas. Marque um rastreio ou consulte o seu audiologista”, alerta Dulce Martins Paiva, Diretora-Geral da GAES.

Sabia que, por exemplo, à medida que envelhecemos, vamos perdendo a capacidade de ouvir determinados sons suaves, desde o mar até ao canto dos pássaros ou sons mais distantes? Esta perda de capacidades é normal e está relacionada com o processo natural de envelhecimento do organismo. Ainda assim, nunca é de mais prevenir e uma consulta de audiologia permitir-lhe-á ter uma noção real da sua capacidade de audição.

O audiologista é um profissional de saúde especializado na prevenção, identificação, avaliação e consequente reabilitação de pessoas com deficiência auditiva e/ou problemas de equilíbrio. Apesar de ser uma profissão ainda jovem em Portugal, esta tem ganho destaque nos últimos anos, “o que evidencia um maior cuidado com a audição por parte dos portugueses”, acrescenta Dulce Martins Paiva.

O Dia Mundial do Audiologista foi assinalado pela primeira vez a 10 de Outubro de 2014. A iniciativa partiu da Associação de Audiologistas turca, tendo sido apoiada por várias associações e sociedade de Audiologia.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s