Descobrimento da América – Brasil

O Dia do Descobrimento da América é celebrado em 12 de outubro.
Nesta data, se recorda a chegada do navegador Cristóvão Colombo ao continente americano.
Com três caravelas, Santa Maria, Pinta e Nina, Colombo partiu da Espanha em agosto de 1492 e chegou às Bahamas em 12 de outubro de 1492. Ainda esteve em Cuba, Haiti e São Domingos.
Essa viagem mudaria para sempre o curso da história da humanidade, pois novos povos, culturas, alimentos e climas seriam conhecidos pelos europeus.
Por outro lado, os povos indígenas que habitavam no continente sofreram todo tipo de maus-tratos, perderam suas terras e foram relegados a segundo plano na nova sociedade que nascia.

Origem da Data do Descobrimento da América no Brasil
Na Primeira República, o 12 de outubro era feriado, a fim de serem recordados os laços de fraternidade entre os povos.
Mais tarde, com o governo de Getúlio Vargas (1930-1945), o feriado foi abolido e a data foi perdendo a importância para outras festas cívicas.
Hoje em dia, por causa do feriado de Nossa Senhora da Aparecida e a festa em torno do Dia das Crianças, o dia do Descobrimento da América passa despercebido para maior parte da população brasileira.

Espanha: Dia da Hispanidade
Na Espanha, atualmente, o dia 12 de outubro é o “Día de la Fiesta Nacional” (Dia da Festa Nacional), feriado nacional também conhecido como “Fiesta de la Hispanidad” (Festa da Hispanidade). Neste dia, é celebrado um grande desfile militar na capital espanhola.
Também coincide com o dia de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da Espanha e é realizada uma grande celebração na cidade de Zaragoza.

América Latina: Dia da Raça
Na América Latina, os países colonizados pela Espanha fizeram uma profunda reflexão sobre o tema na ocasião do V Centenário da chegada de Colombo, em 1992.
Por isso, o navegador agora é visto como um conquistador que deu início a retirada dos direitos fundamentais dos povos que aqui moravam.
Desta maneira, na Argentina, desde 2010, o feriado do dia 12 recebe o nome de “Día de la Diversidad Cultural Americana” (Dia da Diversidade Americana). Na Colômbia, denomina-se “Día de la Raza” (Dia da Raça) e no Chile, a efeméride recebe oficialmente o nome de “Día del Encuentro de Dos Mundos” (Dia do Encontro de Dois Mundos).
Se os nomes divergem, todos esses países concordam que a data agora é celebrada de maneira crítica, deixando de lado o acontecimento em si, e enfatizando sobre a condição dos povos indígenas que aqui estavam.

Estados Unidos: Dia de Colombo
Nos Estados Unidos, Colombo é relembrado na segunda segunda-feira de outubro por alguns estados como Massachusetts e a cidade de São Francisco, numa festividade chamada “Columbus Day” (Dia de Colombo). O dia é dedicado aos imigrantes italianos, posto que Colombo era genovês.
No entanto, em outros estados, lembra-se do Dia dos Povos Indígenas, ao invés do Dia de Colombo.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Descobrimento da América

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s