Dia de Santo Eduardo

O Dia de Santo Eduardo assinala-se a 13 de outubro.
Nascido em 1005 e falecido a 1066, Eduardo foi o penúltimo rei saxão de Inglaterra, conhecido como “Eduardo, o Confessor”. Segundo os cronistas, Eduardo era um rei piedoso e compassivo, protetor do povo, dos pobres e doentes, que gostava mais de dar e perdoar do que receber e castigar.
Eduardo era filho de Etelredo II e da normanda Ema. Durante a invasão dinamarquesa teve de partir para a Normandia onde ficou até 1941. De regresso a Inglaterra, Eduardo assumiu o trono em 1942, após a morte do meio irmão Canuto II.
Eduardo editou as leis que ficaram para a história como “as leis de Santo Eduardo”. Ao subir no trono foi forçado a casar-se, escolhendo para sua esposa Edite, filha de Goduíno de Wessex, um barão que se revelaria seu opositor.
O casal não teve filhos, pois acordou conservar a castidade e viver em oração. Apelidado de “administrador justo e generoso” e de “ bom rei”, Eduardo, que nunca esboçou um gesto de fúria para os seus súbditos, trabalhou arduamente para melhorar as condições de vida de seu povo.
Eduardo morreu com 61 anos, em 1066. Foi canonizado pelo papa Alexandre III, em 1161. O santo encontra-se sepultado na Abadia de Westminster que tinha mandado construir e que seria o panteão dos reis e dos grandes homens de Inglaterra.
A celebração do santo decorre a 13 de outubro pois foi neste dia que o seu corpo, ainda incorrupto, foi transladado para a igreja de São Tomás de Canterbury.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia de Santo Eduardo.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s