Dia Europeu para a Doação de Órgãos e Transplantes

Hoje é dia para celebrar, mas também para refletir. Transplante: já pensou nisso? Em quem precisa e em quem doa? Doar vida é algo que gostaria de fazer?
Este gesto que tanto significado tem para nós. Uma história de amor, como tantas outras que diariamente acontecem em muitos hospitais pelo mundo, foi o ponto de viragem na vida de dois dos fundadores do Pelo Rim que, desde então, abraçaram uma nova missão.

Desde 1996 que se celebra o Dia Europeu da Doação de Órgãos e Transplantes, instituído pelo Conselho Europeu para lembrar a necessidade e a falta de órgãos para transplante, um problema que se agrava ano após ano.

Os dados mais recentes revelam que, em 2012, só na União Europeia (UE), existiam 61.000 pessoas em lista de espera para receber um órgão. Diariamente, em média, 12 pessoas morreram sem receber o transplante esperado.

É preciso sensibilizar, informar e angariar dadores. E não falamos só de rins, claro, mas de todos os órgãos, tecidos e células que podem ser transplantados à luz da legislação portuguesa (saiba aqui quais os órgãos e tecidos passíveis de transplante)

Em Portugal, o número de dadores caiu entre 2009 e 2012, ano em que se verificou a quebra mais acentuada, sendo registada uma taxa de 23,9 dadores por milhão de habitantes e a colheita de apenas 749 órgãos, segundo o jornal Público. Um dos fatores de peso nesta redução foi o corte dos incentivos do Ministério da Saúde às instituições hospitalares envolvidas nestes processos, em vigor entre 2011 e 2014.

Felizmente, em 2013 houve um aumento de 17% no número de dadores, afirmou a coordenadora nacional na área da transplantação do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Ana França, ao mesmo jornal. A esperança de que a evolução continue a ser positiva mantém-se, especialmente neste dia com uma componente didática e de sensibilização tão vincada.

O Dia Europeu do Transplante é celebrado todos os anos num país diferente, cuja capital recebe as iniciativas e celebrações oficiais. Este ano será em Roma, Itália. Desta forma, o Conselho da Europa procura ajudar diferentes Estados-Membros na promoção do debate sobre o transplante, na difusão de informação e esclarecimento sobre doação e transplante de órgãos, sobre as medidas legais e procedimentos para que cada pessoa possa tomar uma decisão consciente.

Neste dia ajude você também a promover a cultura do transplante e comece por si. Pense se a doação faz sentido para si e partilhe essa ideia.

Aproveitamos para dar deixar algumas informações básicas sobre a transplantação:

O que é um transplante?
Trata-se de uma transferência de células, tecidos ou órgãos vivos de um dador vivo ou cadáver para um recetor, com o intuito de lhe restabelecer uma função perdida. O transplante requer, geralmente, que se encontre um dador compatível e que aceite os riscos da intervenção e processo de recuperação.

Que órgãos podem ser doados em vida?
A doação de rim é a mais comum, mas podem também ser doadas partes do fígado e tecido pulmonar ou medula óssea.

A quem posso doar?
A revisão da Lei 12/93, de 22 de abril, que apenas permitia a doação entre familiares até ao 3.º grau, permite que hoje seja possível que qualquer pessoa doe um órgão independentemente do seu grau de consanguinidade ((Lei n.º 22/2007, de 29 de junho).

E os dadores cadáver?
Órgãos como o coração, os pulmões e os componentes do olho (a córnea e o cristalino) só podem ser transplantados de alguém que tenha falecido recentemente. Teoricamente, um dador cadáver poderá beneficiar várias pessoas. Por exemplo, poderia fornecer córneas para duas pessoas, rins para outras duas, um fígado para um doente, pulmões para dois e ainda um coração para outra pessoa.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

e96fc852197975.5908976b0b165.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s