Tempestade mais forte desde 1842 a caminho de Portugal

O furacão Leslie já passou pelo arquipélago da Madeira e irá atingir o continente nas próximas horas. É a terceira vez que um furacão tão poderoso atinge Portugal — e é o furacão mais poderoso a atingir Portugal desde 1842. Os treze distritos que estavam em alerta laranja passam para alerta vermelho, o mais intenso da escala, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) vai fazer uma atualização das últimas informações às 13hoo deste sábado.

O furacão Leslie deverá começar fazer-se sentir com mais intensidade na região da grande Lisboa a partir das 18h00 deste sábado, de acordo com o IPMA. Os ventos mais intensos vão sentir-se na região centro e terá o seu pico entre as 21h00 e as 22h00, com rajadas na ordem dos 130 quilómetros. Deverá ser pelo centro, entre Sines e Figueira da Foz, que o furacão irá entrar o continente. O Leslie deverá depois deslocar com a velocidade de cerca de 60 km/h para nordeste.

O Leslie está em fase de transição de furacão para depressão pós-tropical — o que quer dizer que está a ganhar características que já não são totalmente tropicais. No entanto, as intensidades de vento vão se manter extremamente elevadas”, esclareceu o IPMA.

Imagens obtidas pelo sensor SEVIRI a bordo do satélite geostacionário Europeu Meteosat de Segunda Geração e disponibilizadas pelo IPMA mostram que, às 10h55 deste sábado, esta era a localização exata do furacão Leslie.

A madrugada de domingo será o momento em que a tempestade se pode fazer sentir com mais intensidade. Espera-se que o pico mais crítico seja entre as 00h00 e as 6h00 para o vento, as 1h00 e as 16h00 para a precipitação, as 3h00 e as 12h00 para a agitação marítima, segundo o alerta da ANPC.

O gráfico disponibilizado pelo National Hurricane Center mostra a aproximação do furacão Leslie a Portugal continental e o seu percurso previsto. À medida que o furacão vai avançando para nordeste, deverá perder intensidade e passar a categoria de tempestade pós-tropical, adianta o IMPA.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

leslie123_770x433_acf_cropped

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s