Dia de Santa Teresa

O Dia de Santa Teresa festeja-se a 15 de outubro.
Teresa de Ávila, ou Santa Teresa de Jesus, nasceu a 28 de março de 1515 em Ávila, no Reino de Castela, e faleceu a 4 de outubro de 1582, em Salamanca.
Desde criança se interessou pela vida dos santos mártires e tentou mesmo fugir com o irmão para uma região onde estavam muitos cristãos que eram martirizados, mas a vigilância dos pais impediu a ida. Aos 14 anos a sua mãe faleceu, o que aumentou a sua devoção pela Virgem Maria como mãe espiritual.

Santa Teresa entrou no Convento de Nossa Senhora da Graça, onde sofreu de uma doença durante 3 anos para a qual os médicos eram impotentes. A santa recuperou com a leitura de obras ascetas, praticando a oração mental, e tomou o hábito no Carmelo de Ávila. Teresa teve visões de Jesus Cristo por mais de dois anos, decidindo fundar um carmelo reformado em 1562, que fosse um modelo de espiritualidade.
Através de contatos místicos e com a orientação de São João da Cruz, Santa Teresa criou novos carmelos em Espanha e reformou os antigos. A santa conseguiu fundar mais de trinta mosteiros e recuperar o fervor de muitas carmelitas.

A santa deixou importantes obras para a posterioridade, escritas maioritariamente para as suas filhas carmelitas, como “O Castelo Interior”, “O Caminho da Perfeição”, “Pensamentos sobre o Amor de Deus”, “A Vida”, e ainda uma autobiografia chamada “A Vida de Teresa de Jesus”.
Teresa de Ávila foi canonizada em 1622, beatificada em 1614 e proclamada Doutora da Igreja em 1970. É considerada a santa padroeira das doenças, das dores de cabeça, das bordadoras, de pessoas sem pais ou a precisar da graça divina. É também a padroeira de Espanha.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia de Santa Teresa.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s