Dia do Instrutor de Trânsito – Brasil

A profissão de Instrutor de Trânsito só foi regulamentada no Brasil em agosto de 2010, pela Lei Nº 12.302/2010. Mas a história da educação para o trânsito e destes profissionais é longa e de fundamental importância para educar toda a sociedade para que o trânsito se torne mais humano e responsável.

A educação para o trânsito é, sem dúvida, educação para a vida. O presidente da FECESC, Francisco Alano, cumprimentou os profissionais pela passagem do Dia do Instrutor hoje, 16 de outubro: “Feliz a categoria que prepara homens e mulheres para uma vida mais segura e responsável; formar bons motoristas é também contribuir para a preservação de muitas vidas. Parabéns a esta brava categoria representada pelo Sintrauto de Santa Catarina”.

Organizar para fortalecer
A diretoria do Sintrauto-SC está organizando encontros dos trabalhadores em Auto-Escolas para marcar o Dia do Instrutor e também para convidar a categoria a participar do Sindicato e organizar a luta pela valorização da profissão. Para o presidente do Sindicato, Adalto Galvão: “Valorizar o instrutor é promover a segurança e a educação no trânsito, e esta valorização também precisa partir do próprio profissional, através de sua organização e da luta coletiva”.

Perfil da profissão
De acordo com dados apresentados pelo DIEESE no I Encontro Nacional dos Trabalhadores em Autoescola, realizado em Brasília em 2013, mais de 60% dos trabalhadores em autoescola são do gênero masculino e 62% tem mais de 30 anos. Dos trabalhadores com vínculo empregatício, 50% se concentram na região sudeste e que é uma base qualificada, ou seja, 75% possuem o ensino médio completo. A faixa salarial fica em torno de um salário mínimo e meio e quanto ao tempo de permanência no emprego mais de 30% da categoria não atinge os 12 meses, o que representa a existência de rotatividade do setor. Segundo dados da federação patronal do setor, hoje são mais de 64 mil empregos diretores no segmento de autoescolas em nosso país.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

DIA DO INSTRUTOR DE TRÂNSITO

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s