Torre de Belém

A Torre de Belém, é um dos monumentos mais emblemáticos do país. Também conhecida por Torre de São Vicente, foi construída entre 1514 e 1519 no reinado de D. Manuel I, e pertence a uma formação de defesa da bacia do Tejo mandada erigir por João II de Portugal, composta a sul pela torre de São Sebastião da Caparica e a oeste pela Torre de Santo António de Cascais. Classificada como património mundial pela UNESCO em 1983 e eleito umas das 7 maravilhas nacionais em 2007, é um dos monumentos mais visitados do país e um ícone da cidade de Lisboa.

A Torre de Belém localiza-se na freguesia de Belém, concelho e distrito de Lisboa. Na margem direita do rio Tejo, onde existiu outrora a praia de Belém, era primitivamente cercada pelas águas em todo o seu perímetro. Ao longo dos séculos foi envolvida pela praia, até se incorporar hoje a terra firme.
Um dos “ex libris” da cidade de Lisboa, o monumento é um ícone da arquitetura do reinado de Manuel I de Portugal, numa síntese entre a torre de menagem de tradição medieval e o baluarte moderno, onde se dispunham peças de artilharia.
Ao longo do tempo, a torre foi perdendo a sua função de defesa da barra do Tejo e, a partir da ocupação Filipina, os antigos paióis deram lugar a masmorras. Nos quatro pisos da torre, mantêm-se a Sala do Governador, a Sala dos Reis, a Sala de Audiências e, finalmente, a Capela com as suas características abóbadas quinhentistas.
A Torre de São Vicente (1514) pertence a uma formação de defesa da bacia do Tejo mandada erigir por João II de Portugal, composta a sul pela torre de São Sebastião da Caparica (1481) e a oeste pela Torre de Santo António de Cascais (1488).
O monumento destaca-se pelo nacionalismo implícito, visto que é todo rodeado por decorações do Brasão de armas de Portugal, incluindo inscrições de cruzes da Ordem de Cristo nas janelas de baluarte; tais características remetem principalmente à arquitetura típica de uma época em que o país era uma potência global (a do início da Idade Moderna).

A Torre de Belém, é uma das sete maravilhas de Portugal, tendo também sido considerada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
É sem margem para dúvidas, um dos monumentos que melhor identificam Lisboa, a capital portuguesa.

0234567

Torre de Belém
Torre de Belém

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s