Dia de São Pedro de Alcântara

O Dia de São Pedro de Alcântara festeja-se a 19 de outubro.
São Pedro nasceu em Alcântara, Espanha, em 1499, com o nome de Juan de Garabito y Vilela de Sanabria, no seio de uma família nobre.
Estudou Direito na Universidade de Salamanca e seguiu a vida religiosa no Convento de San Francisco de los Majarretes, perto de Valência de Alcântara, onde foi ordenado frade com o nome de Pedro de Alcântara.
São Pedro deu um novo sopro de vida à espiritualidade franciscana, para a qual foi um exemplo. O santo vestia um hábito velho, dormia sentado duas horas por noite e comia dia sim, dia não, colocando cinza na comida para não sentir prazer nos alimentos.
Para além de Espanha, São Pedro pregou em Portugal, sendo conselheiro de Carlos V e de D. João III, rei de Portugal. Estabeleceu-se na Serra da Arrábida, onde fundou mosteiros, entre os quais o Convento de Nossa Senhora da Arrábida.
Ao morrer recusou um copo de água lembrando que Jesus também sofreu sede. Morreu de joelhos a 18 de outubro de 1562 dizendo as palavras “Que alegria quando me disseram vamos para a casa do Senhor”.
São Pedro é o padroeiro do Brasil, de Alcântara e de Estremadura. Ele tornou-se no santo de devoção da Família Real. O seu nome foi escolhido como nome de batismo de Dom Pedro I e Dom Pedro II, imperadores do Brasil. Por dormir pouco foi escolhido para padroeiro dos adoradores noturnos.
Foi beatificado em 1622 e canonizado a 1669.

Podem acompanhar tudo aqui:
https://filipemiguel.blog

Dia de São Pedro de Alcântara.jpg

Anúncios

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s